1ª Feira de Noivos encheu Parque de Feiras e Exposições de Tavira

1ª Feira de Noivos encheu Parque de Feiras e Exposições de Tavira

690
PARTILHE
- PUB -

O casamento, um momento tão aguardado na vida de quem está apaixonado… Foi exactamente este o tema central que deu o mote para a realização da 1ª Feira de Noivos de Tavira.

Vestidos de noiva, serviços de fotografia, vídeo, flores, doçarias e carros clássicos foram apenas alguns exemplos das temáticas que foram abordadas e expostas no evento.
Esta iniciativa teve lugar no passado fim-de-semana, 16 e 17 de Fevereiro, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira. A organização do evento esteve a cabo da Associação Baixa de Tavira, que contou com o apoio do Município de Tavira.

O jornal POSTAL falou com a associação tavirense, que explicou como surgiu este projecto, “a associação da baixa está vocacionada essencialmente para o comércio. Os nossos associados são comerciantes e a nossa área de intervenção é essencialmente aqui na baixa de Tavira. Por acaso temos um sócio que não está aqui.
Temos algumas lojas que nos estão associadas mas que estão um bocadinho fora da zona de intervenção. E temos um sócio que nos colocou este desafio de fazer a feira de noivos – Vestidos e Tiaras – que é a única loja de noivos que existe em Tavira. E foi daí que surgiu, fomos falando e trabalhando no assunto”.

Quanto à organização deste evento, foram três as pessoas-chave para o sucesso da sua realização, “a directora da associação, Margarida de Jesus; a secretária, Gilda Horta; e a directora executiva, Ana Guerreiro. Basicamente, fomos nós as três. Nada disto seria possível se não tivéssemos a colaboração do Município de Tavira”, sublinhou a organização.

Feira contou com 38 empresas, divididas por 45 stands e oito automóveis

Durante este fim-de-semana estiveram presentes na feira 38 empresas, divididas por 45 stands e também oito automóveis.

Segundo Gilda Horta, uma das organizadoras do evento, “começámos a perceber que a área dos casamentos é um universo enorme, começámos a ver que tínhamos muitos associados que podiam participar porque pertenciam a sectores de actividade que estavam relacionados com os casamentos e claro que depois decidimos alargar o leque para outras empresas da cidade e do Algarve”.

Quanto às actividades que se realizaram na feira é de realçar que a abrangência foi enorme, pois a feira envolveu “tudo o que tem a ver com o casamento, desde vestidos, fatos, alianças, bolos, flores, carros, massagens, catering, os próprios espaços para os casamentos, passando pela animação para as crianças, a própria animação que complementou a feira. Tivemos vários grupos que também fazem casamentos e esta foi igualmente uma forma de se promoverem”, sublinhou Ana Guerreiro, directora executiva da Associação Baixa de Tavira.

Durante o fim-de-semana passaram pelo evento cerca de 900 pessoas

Durante o fim-de-semana passaram pelo evento cerca de 900 pessoas.
A Associação Baixa de Tavira disse ao POSTAL que enquanto entidade organizadora do evento “há sempre espaço para melhorar, ainda que possamos achar que correu bem. Foi a nossa primeira experiência, nunca tínhamos trabalhado directamente neste tipo de eventos. Tivemos o cuidado de fazer uns inquéritos aos próprios estabelecimentos que lá estavam, também para que pudessem expressar a sua opinião. Vamos trabalhar esses dados e depois vamos tirar as conclusões, verificar o que correu menos bem e trabalhar para melhorar aquilo que pode ser melhorado”.

Segundo a mesma fonte, “a área dos casamentos apesar de abranger várias vertentes é um pouco limitada em termos dos nossos sócios. A nossa área de intervenção abrange todo o tipo de comércio. Evidentemente que existem algumas lojas e comércios que não têm enquadramento na feira, mas dos nossos sócios que tinham enquadramento na feira penso que praticamente participaram todos”.

Durante a feira foram vários os expositores que estiveram em destaque. O expositor dos vestidos de noiva e os cabeleireiros suscitaram na população bastante curiosidade porque eram as áreas mais práticas.
Segundo a organização, “os desfiles foram os momentos mais marcantes. Nós tivemos uma programação variada, e pelas 18 horas de sábado e de domingo tínhamos três lojas de vestidos de noiva e cerimónia e também duas lojas de criança que também tinham vestidos para cerimónia e, então, fizemos um desfile com essas três lojas intercaladas com as lojas das crianças e penso que correu muito bem”.

Relativamente à importância do evento, a organização disse ao POSTAL que “uma coisa que se nota é que não havia até ao momento eventos deste género no sotavento algarvio. Somos pioneiros nesse aspecto e tendo sido esta uma primeira experiência, pensamos que há espaço para alargar às noivas espanholas, ao público espanhol, porque nesta zona têm pouca coisa”.

Na Feira de Noivos não faltou animação e dinamismo

Na Feira dos Noivos houve pessoas que foram lá tirar ideias para o seu próprio casamento e outras que foram apenas movidas pela curiosidade. Segundo a organização, “pensamos que 50% terão sido meros expectadores, mas vimos também várias negociações. Podemos dizer que foi metade/metade.

Muitas pessoas, embora não tivessem interesse num casamento queriam tirar ideias, por exemplo, para um baptizado, para a confecção de bolos ou para festas. Tivemos igualmente o feedback de algumas meninas que se interessaram pelos vestidos para os bailes de finalistas e chegaram mesmo a adquirir algumas peças. Este evento extravasou um pouco para além dos casamentos”.

Quanto a outras actividades que a associação vai organizar futuramente, foi levantado ao POSTAL um pouco do véu, “vamos lançar novos outdoors.
Temos dois outdoors na cidade e vamos renovar a sua imagem, a apelar ao consumo do comércio local. A par disso flyers de divulgação dos nossos associados, que contêm também o mapa da cidade com a localização destes.
Costumamos fazer, mas este ano ainda não temos a certeza sobre “o Verão em Tavira”, em parceria com a câmara. Temos feito em anos anteriores, mas este ano ainda não está definido”.

As organizadoras sublinharam ainda que existe “a feira de stocks para os comerciantes no fim da época de Verão, na baixa da cidade, onde os nossos associados podem escoar os stocks. Temos a Moda Tavira que no ano passado voltámos a fazer e que traz muita gente à cidade. Existem ainda as iniciativas de Natal, no final do ano, em conjunto com a animação natalícia”.

Neste evento pioneiro, os expositores quiseram oferecer vários prémios para ser sorteados durante os dias da feira. Para isso foram feitos grupos de três prémios, contemplando um total de seis sorteios diários. Foram várias as actividades realizadas ao longo do dia.
Em suma, na Feira de Noivos não faltou animação e dinamismo, num evento que se realizou pela primeira vez na cidade de Tavira.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook