Albufeira apura 12 alunos para o Concurso Nacional de Leitura

Albufeira apura 12 alunos para o Concurso Nacional de Leitura

386
PARTILHE
Em 2017, as provas finais foram disputadas por 131 alunos de todo o Algarve (Foto: D.R.)

A fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura decorreu no passado dia 22 de Fevereiro em Albufeira. Na prova participaram 26 alunos pertencentes aos três agrupamentos de escolas de Albufeira, numa ação que envolveu todos os níveis de ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário.

Esta primeira fase do concurso foi composta por dois momentos, uma prova escrita acerca da obra “O segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares (para os alunos de 1º ciclo) e, num segundo momento, uma prova oral para todos os participantes. Para os alunos do primeiro ciclo a prova oral consistiu na leitura de excertos pré selecionados da obra de Sousa Tavares, enquanto que os restantes alunos a concurso apresentaram uma leitura à sua escolha.

Nesta fase, foram apurados 12 vencedores que irão representar Albufeira na Fase Intermunicipal, e que são: Tomás Cevadinha da EB1 Vale Carro, Carolina Vasco da EBI de Paderne e Tiago Baptista da EB1 Vale Pedras (1ºciclo); Margarida Vicente da EB2,3 Dom Martim Fernandes, David Português da EB2,3 Professora Diamantina Negrão e Laura Cabrita da EB2, 3 Dr. Francisco Cabrita (2ºciclo); Henrique Monteiro da EBI de Paderne, Joana Costa da EB2,3 Dom Martim Fernandes e Ana Santos da EBSA (3ºciclo); no que se refere ao Ensino Secundário, venceram Ana Catarina Silva e Susana Correia da ESA e João Bazelga da EBSA.

O júri do concurso foi composto por Anabela Baptista, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Miguel Salvado, da Biblioteca Municipal, Lídia Jorge e Roberto Leandro, escritor.

Todos os concorrentes receberam brindes, certificados e alguns livros, sendo que aos vencedores da prova foram também entregues passaportes de leitura.

A Fase Intermunicipal do Concurso realizar-se-á no dia 2 de Abril, no Auditório Municipal de Albufeira, sendo organizada pela Câmara Municipal de Albufeira. Albufeira será a capital da leitura do Algarve, reunindo concorrentes de 10 concelhos das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Algarve.

(Andrea Camilo / Cristina Mendonça)

Facebook Comments

Comentários no Facebook