Albufeira: cerca de 300 atletas distinguidos na Gala do Desporto

Albufeira: cerca de 300 atletas distinguidos na Gala do Desporto

315
PARTILHE

 

Cor, animação e muita música à mistura. Estes foram os ingredientes que marcaram mais uma Gala do Desporto em Albufeira.

Albufeira é um concelho intimamente ligado ao desporto

Albufeira é um concelho intimamente ligado ao desporto e, como tal, promove diversas actividades dentro desta área.
Exemplo disso foi a Gala do Desporto que se realizou na passada sexta-feira, dia 22, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Nesta gala foram distinguidos cerca de 300 atletas, em 25 modalidades distintas.

Durante esta noite estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, a Vice-Presidente, Ana Pífaro e o director regional do Instituto Português de Desporto e Juventude – IPDJ, Custódio Moreno.

O presidente da Câmara de Albufeira começou o seu discurso por relembrar que “hoje é dia 22 de Fevereiro e que faz hoje um ano que faleceu o meu antecessor. Sugiro que batamos uma salva de palmas em memória do Doutor Carlos Silva e Sousa”.

“O Concelho está numa fase de requalificação e melhoria das infraestruturas”.

Em seguida, o edil referiu que o concelho está numa fase de requalificação e melhoria das infraestruturas. Em 2018, a Câmara Municipal investiu 270 mil euros na área dos transportes de modo a dar apoio aos clubes e ajudar na formação dos jovens. Quanto aos apoios financeiros aos clubes e associações, os valores rondaram os 300 mil euros. O autarca referiu ainda que a Pista Tartan está a ser substituída e que dentro de um ano irá construir o Pavilhão Desportivo de Ferreiras.

Na Gala do Desporto foram destacados os atletas que tiveram participações relevantes em competições nacionais, internacionais e até mundiais. Este ano, a autarquia decidiu dedicar a Gala do Desporto, ao “Fair Play”, uma das directrizes dos desporto. Ao longo da noite foram projectadas diversas imagens e mensagens alusivas ao tema.

Para Custódio Moreno, director regional do IPDJ, “o desporto é fundamental, pois é um fenómeno social, mundial que promove valores a todos os níveis. Dou-lhe um exemplo concreto: o caso das Coreias que não se falavam e que foi o desporto que fez com que se unissem e fossem aos Jogos Olímpicos de Inverno juntos”.

“Esta é uma câmara que sublinha e mostra que a vida é também isto: são horas e horas de um empenho conjunto entre as famílias, os treinadores, os dirigentes e os atletas. Não podemos esquecer que hoje vão ser homenageados 300, mas para estes 300 estarem aqui devem ter contribuído cerca de 3000 que treinaram e não vieram”, sublinhou.

Concluiu dizendo que,” o desporto é um fenómeno com uma imensidão enorme e que propaga, irradia ondas de solidariedade, de amizade, de saúde e educação. Não há nenhuma medida no mundo que consiga avaliar o impacto social do desporto na vida da população e das comunidades”.

Os atletas foram reconhecidos nas mais variadas modalidades

Os atletas foram reconhecidos nas mais variadas modalidades. O POSTAL falou com alguns dos contemplados.

Carla Silvano foi distinguida na vertente de Atletismo veterano e disse que “esta foi a melhor das três galas em que participei e considero que toda a gente devia praticar desporto porque faz muito bem à saúde”.

Micael da Rocha, campeão distrital de futebol do Algarve referiu ao POSTAL que ” o desporto é fundamental no desenvolvimento de crianças, adolescentes e dos adultos, tanto em termos de saúde física e bem-estar como também ao nível da saúde mental. Eu hoje sou adulto, fiz toda a formação e não sou capaz de abdicar do desporto pelas vantagens que me traz, não só físicas, como mentais e é fantástico ver esta festa”.

” Eu acho que é muito importante a gala do desporto para distinguir os atletas das diversas modalidades mas, acima de tudo, por premiar pessoas e atletas que não são profissionais, são amadores e que para além do desporto, estudam ou trabalham e têm aqui uma oportunidade de ser reconhecidos e premiados pelo concelho que é muito importante”, sublinhou.

Já Diogo Sousa, campeão nacional de Stand Up Paddle e participante no campeonato europeu mencionou que “eu estou ligado ao desporto profissionalmente e em lazer, pelo Stand Up Paddle. O desporto é um pilar importante da nossa vida e da nossa sociedade. O Município de Albufeira apoia-nos bastante, tanto a nível dos clubes, como também de infraestruturas, nas deslocações às competições e tudo mais, tem-nos ajudado bastante”.

Durante a Gala foram apresentadas duas candidaturas importantes para o concelho de Albufeira

Durante a Gala foram apresentadas duas candidaturas importantes para o concelho de Albufeira. Em primeiro lugar a candidatura ao Campeonato Mundial de Cross para 2021 e também a candidatura ao Campeonato do Mundo de Natação Adaptada de Síndrome de Down para 2022.

José Carlos Rolo disse ao POSTAL que “os clubes desenvolvem a prática desportiva de acordo com o seu plano de actividades que a câmara apoia. Nós apoiamos na medida que vai sendo necessário e à medida que os atletas vão aumentando, nós também vamos aumentando o nosso apoio, sendo proporcional àquilo que é a prática desportiva de cada clube. O desporto amador é fundamental para a ocupação de tempos livres dos jovens, para a formação da própria personalidade deles e para que tenham um crescimento bem estruturado”.

É de realçar o facto de existirem cerca de 170 treinadores no concelho.

Durante a noite foram ainda homenageados três convidados especiais 

Durante a noite foram ainda homenageadas três convidados especiais que apresentam um percurso de vida dedicado ao desporto. O POSTAL descobriu um pouco mais sobre cada um deles.

Ana Cabecinha, praticante de marcha atlética, disse ao POSTAL que “esta noite tive o convite do Município de Albufeira para estar aqui presente e ser homenageada pela carreira e por todos os êxitos que tive até agora. É sempre bom sermos homenageados mesmo quando não somos da zona de Albufeira. Eu sou de Olhão, mas Albufeira sempre fez parte do meu percurso de carreira desde o início e, como tal, fez todo o sentido estar hoje aqui presente”.

Já Paulo Sérgio, treinador do Imortal Basket Club referiu que “eu acho que este prémio foi atribuído por toda a carreira como atleta e treinador no Imortal. Comecei no Barreirense com oito anos e joguei lá até aos 20. Posteriormente vim para o imortal, sempre na 1ª liga, em seguida fui para a Académica de Coimbra e depois regressei ao Imortal e tenho-me mantido por cá”.
Quanto ao basquetebol disse ainda que “Albufeira domina praticamente o basquetebol no Algarve todo e já apresenta igualmente resultados muito bons a nível nacional. O basquetebol tem tido um papel fundamental para a formação dos jovens”.

Por sua vez, Jorge Braz, seleccionador Nacional de Futsal mencionou que “o desporto é um veículo de enorme importância no desenvolvimento de comunidades activas. Eu acho que é essencial. Gostei muito de estar nesta festa, numa cidade que é amiga do desporto e  também apreciei bastante o slogan. Julgo que é muito importante olhar para o desporto nesta perspectiva global.”

“Esta distinção deve-se ao facto de termos sido campeões da Europa há cerca de um ano, algo que foi extremamente importante para o Futsal e para o desporto português. Ter tido esta amabilidade do Município de Albufeira foi muito especial”, disse. Por fim, explicitou que “o futsal tem crescido bastante e o Algarve foi das zonas que mais cresceu, tendo apresentado valores de crescimento na ordem dos 30% relativamente ao número de praticantes da modalidade”.

Esta foi mais uma edição de um dos momentos de ouro do Desporto em Albufeira.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments
Advertisements

Comentários no Facebook