Algarve é o destino preferido do viajante HomeAway

Algarve é o destino preferido do viajante HomeAway

503
PARTILHE
Estudo revela que o Algarve lidera as preferências lusas para passar férias (Foto: D.R.)

A HomeAway®, plataforma especialista em alojamentos para férias, em parceria com o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona, revela o primeiro barómetro que tem como principal objectivo dar a conhecer o perfil do viajante português, que privilegia um alojamento local para desfrutar das suas férias.

Os resultados do estudo demonstram que os viajantes portugueses preferem o alojamento local para estadias mais longas (superiores a sete dias), assim como destinos nacionais, sendo que as regiões do Algarve (27,1%), Norte (24,5%) e Centro (21,1%) compõem o top 3 das preferências lusas.

Segundo dados complementares recolhidos pela HomeAway, “as estadias na região do Algarve têm uma duração média de 11 noites e as reservas são realizadas com 135 dias de antecedência, sendo que o mês de Janeiro, é a altura do ano que os turistas privilegiam, para escolher e reservar o alojamento das suas próximas férias”.

De salientar que a tipologia apartamento é a eleita pelo viajante HomeAway que opta por realizar férias na região sul de Portugal (58%), enquanto que os restantes 15% escolhem reservar uma casa.

Os principais utilizadores da modalidade de alojamento local são as famílias com 41,30%, em seguida casais (34,90%) e grupos de amigos (18,5%). Na região do Algarve, em média, o número de turistas é de três pessoas e uma criança, e os gastos médios por noite são de 44 euros. No total, o gasto médio por estadia atinge os mil euros e 168 escudos.

De referir ainda, que 17% das residências secundárias dos portugueses se situam em zonas privilegiadas do país, como o Algarve (17%); seguido da Grande Lisboa (15%) e da Região Norte (13%).

Facebook Comments

Comentários no Facebook