Carnaval de Loulé sai à rua com o “O Circo Selfie”...

Carnaval de Loulé sai à rua com o “O Circo Selfie” [com fotogaleria]

240
PARTILHE

“O Circo Selfie” é o mote para mais uma edição do Carnaval de Loulé que nos dias 3, 4 e 5 de Março regressa à Avenida José da Costa Mealha. Brincadeira, folia e sátira são os ingredientes da festa mas este ano a organização vai apostar em algo bem mais sério e que está na ordem do dia: tornar este evento mais sustentável do ponto de vista ambiental.

Assim, uma das novidades passa pela utilização de copos de papel 100% biodegradáveis, reutilizáveis até quatro ou cinco vezes e compostáveis, que serão distribuídos pelos bares existentes no recinto. Pretende-se, deste modo, reduzir o uso de plástico descartável num dos eventos do Algarve com maior afluência de público, em consonância com as opções emanadas da Estratégia Municipal para a Adaptação às Alterações Climáticas. A eliminação destes copos deverá ser feita adequadamente nos contentores castanhos. Os copos serão mais tarde levados para o aterro de compostagem e transformados em composto de qualidade para a agricultura.

No que diz respeito ao desfile, a ideia da organização é transformar aquele que é já conhecido como o “sambódromo louletano” num circo gigante ao ar livre, com muitos artistas, trapezistas, palhaços, malabaristas, domadores e todos aqueles que fazem parte deste espetáculo. Os 14 carros alegóricos, tripulados pelos clubes e associações do Concelho e escolas de samba, bem como todos os elementos apeados, bailarinas de samba, animadores, cabeçudos, gigantones e uma fanfarra, num total que ascende a 600 figurantes, trazem o mundo mágico do circo ao corso, com muita sátira política, social e desportiva que é, de resto, uma das características do desfile louletano.

No quadro desta paródia, em cima de um dos carros, o Presidente Marcelo, “convidado” especial deste corso desde que tomou posse como Chefe de Estado, participa neste “Circo Selfie” numa viagem relâmpago entre Lisboa e o Porto à boleia de um camião, numa paródia ao recente momento que envolveu o Presidente da República para ouvir as preocupações dos camionistas.

Cristiano Ronaldo volta à Loulé acompanhado pela mãe Dolores Aveiro

Outro “residente” neste desfile é Cristiano Ronaldo. O futebolista volta à Avenida José da Costa Mealha acompanhado pela mãe Dolores Aveiro, mas desta vez outra personagem se junta ao “melhor do mundo”: a norte-americana Kathryn Mayorga, que acusou Ronaldo de violação. Num número de patinagem, a jovem foge do madeirense, enquanto Dona Dolores é a trapezista de serviço, sempre a olhar pelo filho neste caso mediático.

Também uma “Tourada À Portuguesa”, com o político/poeta Manuel Alegre como principal espetador, ou o domador de leões e dragões Luís Filipe Vieira são outros dos episódios que irão divertir os foliões.

E porque o Carnaval de Loulé retrata em tom de paródia não só o que se passa no país mas também no mundo, as “estrelas” da política internacional não escapam a esta sátira. Theresa May e Angela Merkhel surgem como halterofilistas na arena deste “Circo Selfie” numa disputa para saber quem é a campeã do levantamento de pesos, numa brincadeira ao Brexit, a controversa saída do Reino Unido da União Europeia, e ao peso da Alemanha no contexto europeu. As protagonistas deste carro são, pois, duas mulheres de força que dominam a Europa.

O Presidente dos Estados-Unidos este ano regressa como lançador de facas

Também em termos internacionais, o Presidente dos Estados-Unidos, que em 2017 trouxe a Loulé as suas “trumpalhadas” e em 2018 apareceu junto ao muro do México, este ano regressa como lançador de facas, fazendo os seus arremessos a dois alvos distintos: aos muçulmanos e aos mexicanos.

Estas são alguns dos episódios que marcaram a atualidade dos últimos anos e que ganham uma dimensão cómica naquele que é o mais antigo corso do país, sobretudo graças à imaginação e criatividade dos artistas que executam de forma primorosa os carros alegóricos.

Nos três dias o desfile arranca às 15 horas e prolonga-se até às 17:30. As entradas têm um custo de dois euros e todas as receitas de bilheteira revertem a favor de instituições de solidariedade do Concelho e do movimento associativo que participa no corso.

Como já á hábito, o desfile de Carnaval Infantil abre o extenso programa do Carnaval de Loulé, com o desfile dos alunos das escolas do Concelho, no dia 1 de Março, na Avenida José da Costa Mealha, a partir das 10 horas.

Na noite de segunda-feira, dia 4 de Março, o “Palácio” do NERA, na Zona Industrial de Loulé, recebe o Baile de Gala dedicado também ao tema do “Grandioso Circus Lauroé”. As entradas, como sempre, têm um valor de 12 euros.

Relativamente aos eventos desportivos, destaca-se o 45º Torneio Internacional de Vela de Carnaval, em Vilamoura, que é já um clássico desta modalidade. Acontece nos dias 2, 3 e 4 de mMarço. De entre as outras iniciativas, realiza-se, no dia 1 de março, às 20h00, a Marcha Corrida Carnaval, na Cerca do Convento; no dia 3 de Março, às 9:30, o Passeio Domingueiro Carnaval de Loulé, com partida da Av. José Costa Mealha; e o Grande Prémio de Atletismo Carnaval de Loulé, também pelas 10 horas na Av. José Costa Mealha.

Facebook Comments

Comentários no Facebook