Carnaval de Portimão desfila sob o mote “Mais desporto para todos”

Carnaval de Portimão desfila sob o mote “Mais desporto para todos”

529
PARTILHE

Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 9 de Fevereiro e 5 de Março, com os ilustres bailes, os concursos de máscaras, os desfiles pelas ruas com os Bomboémia, Grupo de Percussão da Universidade do Minho e ainda com a grande novidade, com o desfile de 15 carros alegóricos que vão mobilizar cerca de 500 foliões e encantar residentes e turistas.

No ano em que Portimão é a Cidade Europeia do Desporto, os Carros Alegóricos vão estar decorados a preceito e sob o mote “Mais Desporto para todos”. Este ano o Carnaval vive-se mais uma vez de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que esta quadra tem e directamente relacionada com a dinâmica e criatividade do forte movimento associativo e nesse sentido, 15 carros alegóricos decorados com a temática do desporto irão percorrer no dia 3 de Março, pelas 15:30 horas, a freguesia da Mexilhoeira Grande, acompanhados da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Pelas ruas estreitas da vila, este desfile promete ser animado e repleto de criatividade num momento único onde se pretende destacar a ligação às tradições e a Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019 e onde os 365 dias do ano vão ser preenchidos com centenas de eventos desportivos, muitos deles de relevo internacional.

No dia 5 de Março, pelas 15:30 é a vez do centro de Portimão receber o Desfile dos Carros Alegóricos acompanhados pelo Algarve Grupo de Percussão. O percurso do desfile terá a sua concentração na Zona Ribeirinha de Portimão, uma ampla avenida pedonal, toda ela trabalhada em típica calçada portuguesa. As palmeiras, ao longo do caminho, emprestam uma atmosfera exótica ao lugar e os bancos de jardim são um bom pretexto para se sentar e descansar um pouco ou apenas para apreciar a paisagem.

Bailes de Carnaval constituem uma das principais atracções

Os bailes de Carnaval são uma das principais atracções e convidam os foliões a revelar a sua imaginação com fantasias e a festejar estes dias com muita alegria e divertimento, realizando-se um pouco por todo o concelho. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense e Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense (CIRM) apresentam um programa como manda a tradição pautado por atividades carnavalescas cheias de folia e alegria.

O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha já começou a celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição do costume com Bailes agendados para os dias 1, 9 e 23 de Fevereiro e 2, 3 e 4 de Março, sempre às 21 horas. De salientar que no ano transacto o primeiro prémio do Concurso de Máscaras foi para um folião desta colectividade. O Sporting Glória ou Morte Portimonense celebra o Carnaval com Bailes de Carnaval nos dias nos dias 16 de fevereiro e nos dias 3, 4 e 5 de Março, às 21:30, no Restaurante Lugar do Rio (Parque da Feiras e Exposições). A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, palco e sede de inúmeras atividades alternativas continua a promover o convívio ligado à tradição cultural com os Bailes de Carnaval nos dias 23 Fevereiro e 2, 4 e 5 de Março, sempre pelas 21:30. O Clube União Portimonense que prima pelo seu dinamismo recreativo e cultural, neste Carnaval não é exceção e agarrado às tradições, o Clube União vai organizar no dia 2 de Março um Baile, pelas 21 horas, no Restaurante “Peixarada”.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 2, 4 e 5 de Março, pelas 21:30. Este ano esta coletividade irá organizar mais uma vez o seu mítico Desfile Infantil agendado para a tarde do dia 5 de Março, pelas 15 horas. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do contacto telefónico 282 422  976, 967 188 290 ou 910 418 476. Uma forma de incutir nos mais novos o espírito folião desta quadra e que faz parte da identidade da comunidade portimonense.

A Sociedade Recreativa Figueirense organiza dois bailes, respetivamente nos dias 3 e 5 de Março, às 21 horas. O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense – CIRM que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo começa a celebrar o carnaval com Bailes nos dias 16 e 23 de Fevereiro, às 20:30 e matinés dançantes para a comunidade e visitantes, nos dias 3 e 5 de Março, às 15 horas.

Portimão convida a comunidade e os visitantes a viverem as tradições carnavalescas à risca, razão pela qual a expressão diz que “a vida são dois dias e o carnaval três”. O desafio é viver o Carnaval imbuído no espírito de folia e alegria protagonizado pelo associativismo local nas ruas, nos espaços recreativos, culturais e desportivos do concelho responsáveis por criar momentos especiais de convívio e de sociabilidade.

Facebook Comments

Comentários no Facebook