Lagos estreita relações com Cabo Verde

Lagos estreita relações com Cabo Verde [com fotogaleria]

599
PARTILHE

Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, e o seu chefe de gabinete, Manuel Martins, participaram na passada terça-feira, 29 de Janeiro, na Conferência Internacional “Cabo Verde e Atlântico – encruzilhada de pessoas, mercadorias e investimentos de capital (1460-1610)”.

Esta actividade insere-se nas festividades do Nhu Santo Nomi de Jesus que decorrem na antiga Cidade Velha.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, pela Associação de Amizade Itália- Cabo Verde – Kriol-ità e pela Universidade de Cabo Verde. A sessão de abertura contou com a presença de Jorge Carlos Fonseca, presidente da república de Cabo Verde.

No dia 31 de Janeiro, a comitiva participou na sessão solene do Dia do Município anfitrião, oportunidade para a entrega simbólica, por parte da Presidente de Lagos, de um cheque de dez mil euros, correspondente ao subsídio atribuído para apoio a projetos nas áreas da cultura e da educação a implementar naquele município cabo-verdiano.

A visita e o apoio agora atribuído decorrem do Acordo de Geminação estabelecido, em 2010, entre os municípios de Lagos e da Ribeira Grande, através do qual ambas as edilidades se comprometeram a desenvolver vínculos permanentes para aprofundar o conhecimento das identidades culturais locais, promover o intercâmbio em atividades culturais, patrimoniais e artísticas e participar em projetos de interesse comum.

Maria Joaquina Matos retribuiu, assim, a cortesia da visita que o seu homólogo Manuel de Pina, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, fez a Lagos em Outubro passado, por ocasião das Comemorações do Dia do Município lacobrigense.

Pela proximidade geográfica, a comitiva lacobrigense aproveitou a ocasião para visitar também o Município de S. Miguel, igualmente situado na Ilha de Santiago, com quem existe, desde 2006, um Acordo de Cooperação que prevê o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os costumes e tradições, o turismo, o planeamento paisagístico e urbanístico, manutenção e gestão dos centros históricos e promoção do desporto, áreas de interesse comum às duas realidades de gestão autárquica. Recebida pelos membros do Executivo Municipal, Joaquina Matos visitou as obras de asfaltagem em curso na cidade e no centro histórico de Porto de Calheta, assim como outros locais do concelho.

A visita foi também uma oportunidade para entregar pessoalmente, a este município cabo-verdiano, na pessoa do seu presidente, um subsídio de dez mil euros para apoio a projectos de renovação urbana e ambiental, infraestruturas viárias e de saneamento, que visam a elevação das condições de vida da população local.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook