Águas do Algarve aposta na sustentabilidade económica, social e ambiental

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A Águas do Algarve é a empresa responsável pela exploração e gestão dos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve. Estes sistemas abrangem geograficamente os 16 municípios da região do Algarve: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

A empresa tem como missão garantir o abastecimento de água para consumo público e o tratamento de águas residuais de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental.

Sistemas de abastecimento de água e de saneamento são dos investimentos mais importantes dos últimos 30 anos no Algarve

Os Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve são um dos investimentos mais importantes dos últimos 30 anos no Algarve, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, económico, ambiental, de diversidade e complexidade técnica, bem como da dimensão e extensão do investimento.

Até ao início do funcionamento do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, a região algarvia debatia-se com problemas quantitativos e qualitativos da água para abastecimento público, sendo as respetivas origens quase exclusivamente subterrâneas. A qualidade de vida das populações e as atividades económicas, com destaque para o turismo, encontravam-se fortemente limitadas.

Nos anos 90 o abastecimento público de água no Algarve era efetuado diretamente pelos municípios, tinha 16 entidades gestoras, mais de 170 captações públicas, processos de tratamento obsoletos e de difícil controlo, sobre-exploração dos aquíferos, captações subterrâneas que secavam com frequência, intrusão salina, excesso de cloretos na água, excesso de nitratos – situações de (NO3 > 500 mg/l), água de elevada dureza – elevada incrustação de carbonatos e forte limitação ao desenvolvimento.

Barragem de Odelouca veio colmatar fortes carências de recursos hídricos

A Águas do Algarve capta, trata e entrega uma média de mais de 70 hectómetros cúbicos por ano de água para abastecimento público, através de uma vasta rede de infraestruturas, onde se incluem 20 captações subterrâneas, 4 captações superficiais, 4 estações de tratamento de água, cerca de 500 quilómetros de condutas, diversos reservatórios de água e estações elevatórias e mais de 70 pontos de entrega de água aos municípios.

A população residente no Algarve é de cerca de 450 mil habitantes, mas este valor pode triplicar durante a época alta. Metade do volume de água é consumido na época alta (de Junho a Setembro).

A Barragem de Odelouca veio colmatar fortes carências de recursos hídricos numa região extremamente vulnerável a pressões sobre a disponibilidade destes recursos. A sua construção justificou-se por razões imperativas de reconhecido interesse público ligadas à gestão sustentada, quantitativa e qualitativa, da água para abastecimento público e ao contexto do desenvolvimento regional do Algarve.

Foi no dia 22 de Dezembro de 2006, que a Águas do Algarve assumiu a responsabilidade de construção da barragem de Odelouca, vindo assegurar o fornecimento contínuo e regular de água para consumo humano na região do Algarve, evitando os constrangimentos inerentes aos anos de seca. Esta foi uma condição essencial para garantir a qualidade de vida das populações e para potenciar o futuro da economia do Algarve. É atualmente uma “peça” fundamental no sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve.

Laboratório assegura elevados padrões de qualidade e fiabilidade da água

A Águas do Algarve, S.A., possui, desde o início da sua atividade, um laboratório de controlo de qualidade da água, assegurando de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, não só a qualidade da água para consumo humano fornecida pela Águas do Algarve, S.A., como também as águas naturais (subterrânea e superficial), a água das diferentes etapas do processo das ETAs e a água processada nas Estações de Tratamento de Águas Residuais e respetivos meios recetores.

Água destaca-se pela excelente qualidade

A água fornecida pela Águas do Algarve aos seus clientes destaca-se pela sua excelente qualidade, suportada através do cumprimento das melhores práticas de operação e manutenção, sustentadas pela monitorização laboratorial de parâmetros acreditados. A Águas do Algarve consegue cumprir não só a legislação nacional aplicável, como também as orientações da Organização Mundial de Saúde, as especificações da Certificação em Segurança Alimentar, bem como as especificações da certificação do produto água para consumo humano.

Seja para consumo ou para as tarefas diárias, a água da torneira está sempre à sua disposição, nas quantidades de que necessita, à distância do simples gesto de abrir a torneira, assumindo um papel preponderante no dia-a-dia e no seu bem-estar. 24 horas por dia, 365 dias por ano.

(AC/CM)

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