Aprovado protocolo de geminação entre Fuseta e Ílhavo

Aprovado protocolo de geminação entre Fuseta e Ílhavo

152
PARTILHE
Preparativos da cerimónia de geminação foram ultimados em reunião realizada na Junta de Freguesia de São Salvador (Foto: D.R.)

Será oficializada, entre a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e a Freguesia de São Salvador, a geminação entre a Fuseta e Ílhavo, unindo assim duas localidades piscatórias com muitas afinidades, desde há vários séculos. A primeira cerimónia de oficialização do protocolo irá decorrer em Ílhavo, estando marcada para 18 de maio.

Nesta cerimónia, a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta levará a Ílhavo antigos pescadores da pesca do bacalhau e seus familiares, que terão oportunidade de confraternizar com antigos camaradas daquela localidade e visitar o Museu Marítimo.

No dia 22 de junho será a vez da Fuseta receber uma delegação de Ílhavo, para um segundo ato desta geminação, que terá lugar na Biblioteca Profª Maria José Fraqueza.

A ligação mais significativa entre estas duas localidades é a pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova e Gronelândia. É possível encontrar, em quase todas as ruas e casas da Fuseta e de Ílhavo, memórias desses tempos em que a tripulação de muitos navios bacalhoeiros era constituída, sobretudo, por pescadores das duas localidades.

(Andrea Camilo / Cristina Mendonça)

Facebook Comments

Comentários no Facebook