Castro Marim: Ordem de Cristo comemora 700 anos

Castro Marim: Ordem de Cristo comemora 700 anos

206
PARTILHE
Castelo de Castro Marim será palco das comemorações (Foto Arquivo: D.R.)

Aquela que foi a primeira sede da Ordem de Cristo (1319), localizada em Castro Marim, assinala os 700 anos de existência dia 14 de março.

As celebrações têm lugar na Igreja do Castelo de Castro Marim e contam um programa diversificado, iniciando-se, pela manhã, com duas palestras subordinadas à temática da efeméride. A primeira, pelas 10 horas, será conduzida pelo prof. doutor Luís Filipe Oliveira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, à luz do mote “Da Terra ao Mar: As Ordens Militares e Castro Marim”. A segunda, pelas 11:30 horas, será ministrada pelo prof. Hugo Cavaco, debruçando-se sobre “O Tombo da Comenda no contexto da centralização manuelina do poder”.

No período da tarde, pelas 15 horas, a sessão será dedicada ao lançamento da Coleção Filatélica Comemorativa dos 700 anos da Ordem de Cristo, pelos CTT. A partir de dia 14 de março, o carimbo comemorativo será colocado em comercialização em todas as lojas CTT.

As comemorações serão, ainda, marcadas pela atuação musical de Eduardo Ramos (cantor, compositor, alaudista e multi-instrumentista), com “Cantigas de D. Dinis” (século XIII-XIV).

A iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Castro Marim, em colaboração com os CTT – Correios de Portugal.

Entre os dias 22 e 24 de março,

(AC/HF)

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook