D’Gustar: o evento profissional que dá a conhecer o mundo das bebidas...

D’Gustar: o evento profissional que dá a conhecer o mundo das bebidas [fotogaleria]

464
PARTILHE

Sabores, texturas, música e um ambiente intimista.
Estes são os ingredientes que caracterizam o evento D’Gustar, uma iniciativa que permite dar a conhecer vários produtores de vinho e outras bebidas.

O evento começou este domingo, dia 17, e prolonga-se até ao dia de amanhã, entre as 14:30 e as 20h no Espaço Multiusos de Albufeira.

O Jornal POSTAL esteve presente nesta atividade e falou com alguns dos participantes.

Segundo António Rosa Martins, representante da Adega de Borba “este evento é muito importante porque passa aqui muita gente e é uma forma de reforçarmos a nossa presença no Algarve.”

O D’Gustar é um evento organizado pela Emprodalbe e tem a presença da Vinalda – a mais antiga distribuidora nacional de bebidas.

José Domingos, um dos proprietários da Emprodalbe disse ao POSTAL que “este evento é sempre importante para nós pois temos a oportunidade de dar a conhecer aos nossos clientes as novas colheitas e novidades. Este ano estão aqui representadas 40 empresas e algumas delas trazem mais do que uma marca. Devo ter aqui à volta de 200 a 300 referências de vinho à prova de todos os tipos, desde brancos, tintos, rosés, de Valença até ao Algarve, está cá tudo praticamente. Tenho aqui todas as regiões representadas.

Esta mostra é sempre mais para profissionais. Hoje é um dia excecional porque os profissionais trazem a família, os amigos, alguns funcionários e também amigos de todo o staff. O nosso objetivo e o nosso foco é sempre a área profissional. O aspeto diferenciador desta edição é o local. Normalmente esta iniciativa costumava realizar-se em Loulé, mas este ano a pedido da área comercial deslocámo-nos para Albufeira porque é o centro da nossa distribuição e é aqui que temos uma grande quota de mercado e gostaríamos de continuar.”

“Gostaria ainda de acrescentar que a Vinalda é para nós um parceiro estratégico, pois traz-nos vinhos de todas as regiões. É um parceiro muito importante porque dá-nos uma maior oferta ao cliente e somos o único distribuidor Vinalda no Algarve.”

Sérgio Pereira, diretor comercial da Vinalda mencionou ao POSTAL que “estamos aqui presentes com um portefólio de cerca de 20 marcas. O grande propósito da nossa presença junto desta feira D’Gustar da Emprodalbe – nosso parceiro para a região – é sobretudo o facto de termos a oportunidade de em dois dias podermos estar mais próximos do mercado profissional fazendo com que os nossos clientes possam provar de uma forma mais cuidada, mais próxima, os novos vinhos da temporada, sobretudo os brancos, os rosé, para a nova campanha de verão. É importante que os nossos clientes estejam junto das pessoas, das marcas, dos produtores, dos enólogos. Nós participamos anualmente nesta iniciativa que é muito importante pelo facto de podermos demonstrar os nossos produtos.”

“O cliente, o restaurante, a garrafeira, os hotéis vêm sobretudo tirar as últimas dúvidas, procurar vinhos para a sua nova temporada de carta de vinhos, ou para preencher as suas prateleiras nas garrafeiras. Os hóteis vêm procurar aquele espumante, aquele vinho branco diferenciador, ou sobretudo  fechar negócios. Este evento ajuda a que os nossos clientes possam sair daqui mais clarificados,  encontrando as soluções que precisam para todo este ano e essencialmente para a nova temporada”, referiu ainda.

Nesta quinta edição do D’Gustar estão à prova vinhos da Global Wines – Cabriz, Casa de Santar e Quinta do Encontro –, da Quinta do Cardo, da Quinta de Pancas, da Adega Monte Branco, da Quinta do Monte D’Oiro, da Quinta da Calçada, da Quinta da Covela, da Quinta das Tecedeiras, da Montez Campalimaud – Quinta do Côtto e Paço de Teixeiró –, da Herdade Vale Barqueiros, da Cheda by Lavradores de Feitoria, da Quinta Valle de Passos, da Churchill’s, da Quinta da Alorna e do Titan of Douro. Mas também as águas San Pellegrino e Acqua Panna.

Susana Carvoeiro, participante, disse ao POSTAL que “é a segunda vez que participo neste evento aqui no Algarve. Considero que está muito bem estruturado, consegue-se ver, consegue-se provar e falar com os produtores o que é bom. É uma iniciativa muito boa para tentarmos perceber o que é que há de produção a nível nacional.”

Por sua vez, Rui Batista também participante explicitou que “é a primeira vez que venho a esta feira. Considero que está bem organizada, tem os expositores muito bem conseguidos. Costumo participar em eventos deste género e um dos pontos positivos nesta edição é o facto de ser um evento interior, o que é uma vantagem porque independentemente das condições atmosféricas o evento não é condicionado.”

Francisco Silveira, representante da Companhia das Lezirias disse ao POSTAL que esta “é a maior empresa agropecuária do país, com 18 mil hectares e está localizada na região do Tejo. Temos muita tradição e saber na nossa arte de fazer agricultura, tratar bem o ambiente e fazer vinho também. Este evento é muito relevante porque levamos até aos nossos potenciais clientes os nossos produtos que de outra forma seria difícil dar a conhecer. É uma forma de também quem está menos atento, ficar mais sensibilizado para o que é o vinho e o apoio e contributo que o mesmo pode dar na restauração e na hotelaria que é tão importante para o Algarve e para o país em geral.”

Já Ruben Lima, gestor regional da Sogrape Distribuição referiu que “no Algarve predomina bastante a sazonalidade como sabemos, e temos a Páscoa e o Verão à porta e estes eventos servem muitas vezes para listar produtos, fazer acordos comerciais e de alguma forma preparar o ano que vem. Esperamos que este ano supere claramente as edições passadas.”

Francisco Encarnação, participante contou ao POSTAL que “este evento está a ser uma boa surpresa. Fui convidado por um amigo que é representante dos vinhos e estou a gostar bastante.”

Filipe Salgado, representante da quinta dos ingleses considera que “esta edição é mais completa porque está mais central, estando em Albufeira torna-se mais simples a união de todo o território e o espaço é maior, o que nos ajuda a ter um espaço melhor para receber os clientes.”

Por fim, José Espírito Santo, diretor-geral da Vinalda convida “os profissionais do HoReCa no Algarve a aproveitarem o D’Gustar para provarem os vinhos das nossas marcas, ficando a saber um pouco mais sobre a história do produtor e cada vinho”.

Se é profissional do setor pode fazer a sua inscrição AQUI

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook