Faro é palco do Concurso de Cozinha e Pastelaria Chef Makro Ibérico

Faro é palco do Concurso de Cozinha e Pastelaria Chef Makro Ibérico

1363
PARTILHE
O concurso é composto por 3 fases (Foto: D.R.)

O Concurso de Cozinha e Pastelaria Chef Makro Ibérico e Jornadas do Flair Bartending Ibéricas decorre entre os dias 7 e 10 de maio, em Faro.

“Depois da realização do I Concurso Nacional de Cozinha e Pastelaria Chef Makro, e do impacto positivo que tivemos, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa decide, este ano, avançar para o  I Concurso de Cozinha e Pastelaria Ibérico Chef Makro, que será realizado em parceria com as Jornadas do Flair Bartending cuja organização cabe ao Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira”, informa a nota de imprensa enviada ao POSTAL.

Mostrar o que o Algarve tem de melhor é um dos objetivos do evento e por isso a promoção da gastronomia e vinho regionais são pontos chave. Ao mesmo tempo, pretende-se incentivar o intercâmbio com a Região de Andaluzia também a nível de gastronomia e vinhos e, claro, o concurso de cozinha e pastelaria. O evento conta com a colaboração de Deputación de Huelva.

No dia 7 de maio, dá-se a abertura oficial e a 1ª fase do Concurso de Cozinha e Pastelaria, no Mercado Municipal de Faro pelas 11 horas, nas mesmas modalidades do concurso anterior onde chamamos de “BOOT CAMP”. Nesta fase serão apurados as 6 melhores sugestões de Menu. Durante o dia, decorre no mesmo espaço, uma Master class com um Bartender de renome nacional, no âmbito do Flair Bartending e por fim uma feira organizada pelos parceiros do evento onde serão apresentados e dados a conhecer novos produtos Ibéricos.

6 equipas têm 30 minutos para criar um menu de 3 pratos

O segundo dia, 8 de maio, terá lugar no Restaurante Saudade, Dunas Douradas, a segunda fase do concurso de cozinha e pastelaria entre as 14 horas e as 18 horas. Nesta fase, as 6 equipas irão ter 30 minutos para criar um menu de 3 pratos e 2 horas e 30 minutos para poder confecionar e apresentar ao júri. Vão ser apuradas 3 equipas finalistas e no mesmo seguimento, decorrerá uma prova de vinhos ibéricos e uma master class abordando vários temas do mundo do bar.

Na quinta-feira, dia 9 de maio, o IPDJ recebe, entre as 10:30 horas e as 17 horas, uma palestra que vai juntar Chef’s de Cozinha portugueses e espanhóis, assim como produtores de vinho e convidados de renome da área, para debater o caminho da nossa gastronomia, tendências e novos produtos.

A parte da tarde será dedicada à patrocinadora oficial do evento, Makro, em que serão apresentados os novos produtos da marca.

As inscrições estão abertas

O último dia de competição dá-se, no dia 10 de maio, no Restaurante Ria Formosa, Hotel Faro. Semelhante à segunda fase, nesta os participantes têm de criar um menu degustação com 5 pratos. Têm 30 mim para criar as receitas e 2 horas e 30 minutos para confecionar e apresentar ao júri.

Durante a fase final também vai haver prova de vinhos ibéricos e uma master class com um barmen que irá abordar vários temas do mundo do bar.

As inscrições encontram-se abertas até dia 26 de abril.

(ES/HF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook