I Congresso do Mar realiza-se em Lagos

I Congresso do Mar realiza-se em Lagos

315
PARTILHE
João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve é um dos oradores no congresso (Foto: D.R.)

A Associação de Municípios Terras do Infante (Aljezur, Lagos, Vila do Bispo) realiza, em parceria com a Universidade do Algarve, um congresso subordinado ao tema “Mar”. Este evento terá lugar no próximo dia 23 de Março, entre as 9 e as 18 horas, no Centro Cultural de Lagos.

Este congresso celebra a reunião de todos os autarcas destes três municípios. Nesta iniciativa vão estar presentes organismos, entidades e individualidades ligadas à temática que irão refletir e promover um debate relativo ao Mar e Oceanos, como fator de diferenciação, inovação e conhecimento. Vão ser abordados temas como a sustentabilidade da sua exploração, resolução de conflitos no uso de recursos bem como novas atividades e criação de mecanismos atrativos para o investimento, entre outros aspetos.

O primeiro painel é dedicado à Economia do Mar, onde será feita uma retrospetiva sobre os cem anos da indústria conserveira de Lagos, a congelação de produtos de pesca e aquacultura, o impacto económico e turístico da naútica de recreio, a economia do surf e o mar enquanto fator diferenciar no turismo da região.

Num segundo painel serão apresentadas comunicações ligadas à conservação da biodiversidade marinha na costa vicentina, mar de “plástico” e poluição, água e oceanos.

As comunicações serão da responsabilidade de Francisco Castelo, da CM Lagos, Nuno Battaglia, CEO do Grupo Battaglia Capital SA, Fernando Perna, Paulo Carrasco, Maria João Bebianno e Jorge Gonçalves da Universidade do Algarve, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e Carla Graça, vice-presidente da ZERO- Associação -Sistema Terrestre Sustentável.

No intervalo da manhã será inaugurada a Exposição Mar Profundo Português, que estará patente até ao dia 29 de março.

Este primeiro Congresso vai ainda homenagear a memória e o trabalho do Professor Mário Ruivo e será encerrado pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

NOTA: As inscrições para o Congresso são obrigatórias e devem ser feitas para o seguinte email: geral@terrasdoinfante.pt (lugares limitados).

 

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook