Loulé: Cortelha acolhe a primeira Feira da Aguardente e do Mel no...

Loulé: Cortelha acolhe a primeira Feira da Aguardente e do Mel no sábado

771
PARTILHE
A Associação dos Amigos da Cortelha receberá os participantes com o tradicional ‘mata-bicho’ (Foto: D.R.)

A aldeia da Cortelha, concelho de Loulé vai acolher no próximo sábado, 9 de março, a I Feira da Aguardente e do Mel. O evento terá lugar no polidesportivo local e pretende realçar e valorizar dois produtos de excelência da serra algarvia tradicionalmente produzidos.

O programa tem início às 9 horas com um passeio pedestre com cerca de 11 quilómetros de extensão, pelos trilhos mais belos e recônditos da zona, com passagem por destilarias de medronho.

Os caminhantes terão assim a possibilidade de visitar as caldeiras em pleno funcionamento e assistir ao vivo à destilação do precioso néctar, que habitualmente se faz nesta altura do ano.

Ruben Filipe irá animar o baile (Foto: D.R.)

A Associação dos Amigos da Cortelha receberá os participantes com o tradicional mata-bicho, café de chocolateira e bolinhos caseiros. Haverá igualmente um reforço com águas, sumos, bolos e mais um “calzinho”, ao longo do percurso.

A chegada está prevista para o meio-dia, hora que coincide com a abertura do certame e um pouco depois, no espaço de restauração, começarão a ser servidas as iguarias caseiras, confecionadas pelas mulheres da terra, segundo as receitas intemporais e com produtos também eles maioritariamente sazonais e locais onde se destacam o galo guisado e o jantar de abobora e feijão.

Depois do retemperador repasto, terá início a animação musical com o grupo Beira Serra e às 17 horas atuará o Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas”. A musica continuará à hora de jantar e pela noite dentro com o baile animado por Ruben Filipe.

Estarão presentes os principais produtores locais de aguardente e mel, mas também agricultores e artesãos, dando assim possibilidade aos visitantes de degustar e adquirir produtos verdadeiramente genuínos e de elevada qualidade.

A organização do evento está a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha, que conta com o apoio da Câmara de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.

(Eunice Silva / Cristina Mendonça)

Facebook Comments

Comentários no Facebook