Parlamento dos Jovens: já são conhecidas as escolas que vão representar o...

Parlamento dos Jovens: já são conhecidas as escolas que vão representar o Algarve na sessão nacional

574
PARTILHE
A temática deste ano aborda as alterações climáticas (Foto: Arquivo POSTAL D.R.)

A sessão distrital do Programa “Parlamento dos Jovens 2018/2019” do ensino secundário realizou-se no passado dia 19 de março, na Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude. Desta sessão saíram as escolas vencedoras que vão representar o Algarve na sessão nacional, nomeadamente, a escola secundária Pinheiro e Rosa, Faro, a escola secundária Drª Laura Ayres, Quarteira, Loulé, e a escola secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão.

O “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, que tem como principal objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.

Na sessão distrital participaram cerca de 60 jovens deputados em representação de 14 escolas do distrito

Na sessão distrital participaram cerca de 60 jovens deputados eleitos, em representação de 14 escolas do distrito: Colégio Internacional de Vilamoura; Escola Básica e Secundária de Albufeira; Nobel International School Algarve – Lagoa, Escola Profissional Cândido Guerreiro – CIPRL, Alte – Loulé; Escola Secundária de Loulé; Escola Secundária José Belchior Viegas – S. Brás de Alportel; Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão; Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira; Escola Secundária Drª Laura Ayres – Quarteira; Escola Secundária João de Deus – Faro, Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes – Portimão; Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira – Lagoa, Escola Secundária Pinheiro e Rosa – Faro, Escola Secundária Tomás Cabreira – Faro.

Os jovens debateram o tema escolhido pela Assembleia da República, para a edição deste ano do programa: “Alterações climáticas: reverter o aquecimento global.”

Foi aprovado um conjunto de medidas que os jovens do Algarve propõem que sejam tidas em consideração pela Assembleia da República.

“É de referir que mais uma vez os jovens algarvios demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade apreciável”.

Luís Graça, deputado da Assembleia da República respondeu a questões, colocadas pelos jovens deputados, sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento Nacional 

A sessão distrital, na qual estiveram presentes o Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, o Vereador da Câmara Municipal de Faro, Carlos Baía, o Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, e Ilda Silva, Chefe de Equipa Multidisciplinar da Direção de Serviços da Região do Algarve – DGESTE, contou, também, com a participação do Deputado da Assembleia da República, Luís Graça, que no início da sessão respondeu a questões, colocadas pelos jovens deputados, sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento Nacional.

A sessão nacional, deste programa, será nos dias 20 e 21 de maio, na Assembleia da República e o Algarve será representado pelos/as deputados/as eleitos/as, Sofia Solayman e Bruno Correia, da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, Edgar Guerreiro do Carmo e Ivo Duarte Fernandes, da Escola Secundária Drª Laura Ayres, em Quarteira, Pedro Filipe Duarte (Porta – Voz do Distrito de Faro) e Inês Sofia Vilela, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, de Portimão.

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook