Parque Empresarial de Tavira primou pela certificação energética

Parque Empresarial de Tavira primou pela certificação energética

560
PARTILHE
Para Fernando Horta, responsável pelo Parque Empresarial de Tavira, a importância do planeamento é bastante relevante (Foto: Ana Pinto / Postal)

A importância do planeamento é bastante relevante. Todo o processo de planeamento relativamente ao Parque Empresarial de Tavira foi sustentado dentro de um estudo de impacto ambiental e por uma posterior declaração de impacto ambiental.

Esse processo é um processo dinâmico de gestão e é importante também porque promove aqui algumas dinâmicas de economia por parte de quem desenvolve os projetos no parque empresarial, nomeadamente, por desenvolver estudos e declarações de impacto ambiental para determinado tipo de atividade. Por outro lado, toda a monitorização que é feita, em diferentes níveis, seja na relação com as questões relacionadas com o consumo de água, energia e por aí fora, dentro do parque empresarial e no meio em que ele está inserido.

Da dinâmica desenvolvida a ERSE e a EDP lançaram um selo de qualidade de fornecimento energético, o selo E+ para os quais nós, exatamente pelas características do parque que temos em Tavira, fomos um dos cinco parques a nível nacional a sermos selecionados para este projeto pioneiro. O certificado essencialmente corrobora a qualidade do fornecimento energético às empresas que estão lá localizadas.

Abaixo do Tejo estamos só nós e Sines, nesta dinâmica e, portanto, evidencia as caraterísticas e qualidades que a própria infraestrutura tem. Temos lá agora, por exemplo, uma organização de produtores de abacate que dá pelo nome de TROPS, que para breve iniciará a edificação, e com os seus associados representarão 90% da área de produção total do abacate no Algarve. A dinâmica e o processo logístico deles serão concentrados em Tavira, também pelas características que enunciei e que foram providenciais na seleção do espaço por parte desta entidade.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook