Portimão veste-se de azul no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

Portimão veste-se de azul no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

1273
PARTILHE
A iniciativa irá contar com música, uma aula de ginástica e uma largada de balões (Foto: D.R.)

O Município de Portimão volta a assinalar a data de 2 de abril, escolhida pela Organização das Nações Unidas para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, no âmbito da iniciativa Abril, Mês da Saúde, sob o mote “Nutrição, Desporto e Saúde”. A partir das 10 horas, a Praça 1º de Maio vai ser o ponto de encontro para uma aula de ginástica, em tons de azul, integrada no programa municipal Exercício e Saúde, inserido na Cidade Europeia do Desporto 2019.

De forma a assinalar este dia, vários edifícios públicos, associações e inúmeras escolas do concelho abraçaram, também, esta causa e vão colocar faixas azuis nos seus edifícios. Está, ainda, prevista a atuação da banda de música da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Algarve (APPDA) e uma largada de balões azuis.

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por transtornos do espectro autista. Consiste num distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo.

A organização convida à participação de toda a comunidade (Foto: D.R.)

Em Portimão, a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Algarve (APPDA) é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, que visa apoiar e promover a formação, a educação e a qualidade de vida das pessoas com perturbações de desenvolvimento e autismo. Nasceu da iniciativa de um grupo de pais empenhados em criar uma estrutura de apoio a quem sofra da doença, tendo sido oficialmente constituída no dia 25 de agosto de 2006.

O convite para esta iniciativa é lançado a todos os que quiserem associar-se à efeméride e abraçar esta causa marcando presença, frente aos Paços do Concelho, vestindo – pelo menos – uma peça de roupa azul, sendo que a ocasião ficará registada com uma “foto de família”.

(AC/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook