Portimão convida a descobrir beleza da fauna e flora do concelho

Portimão convida a descobrir beleza da fauna e flora do concelho

697
PARTILHE
O primeiro passeio acontece já no próximo dia 23 de março, num percurso entre a Praia do Vau e a Ponta de João d’Arens (Foto: D.R.)

Partir à descoberta da natureza é o convite que o Município de Portimão volta a fazer para os dias de primavera que se aproximam, propondo até 25 de maio diversos percursos naturais por um conjunto de locais de excecional beleza onde é possível observar e apreciar a diversidade de fauna e flora. O primeiro passeio acontece já no próximo dia 23 de março, num percurso entre a Praia do Vau e a Ponta de João d’Arens.

Apelidado de “Varandas sobre o mar”, o itinerário proposto para aquele que será o primeiro sábado de primavera irá percorrer a mais espetacular secção de costa rochosa no concelho de Portimão. Todo o percurso será feito ao longo do topo de arribas constituídas por rochas calcárias do Miocénico (23 a 5 milhões de anos), já bastante degradadas pelas águas do mar, da chuva e de escorrência, assim como pela ação do vento e das plantas, caraterizadas pela tonalidade avermelhada resultante da oxidação do calcário.

O passeio terá uma duração aproximada de duas horas e meia e será guiado pelo biólogo da Câmara de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais presentes ao longo deste percurso com cerca de seis quilómetros onde poderão ser observados matos mediterrânicos com lentiscos e pinheiros dispersos e avistar diversas aves, como a toutinegra-dos-valados, a poupa e bandos de charnecos entre muitas outras espécies.

Os próximos percursos naturais já se encontram agendados, seguindo-se a 6 de abril um percurso “Ao sabor da maré) pelo sistema Dunar de Alvor enquanto que no dia 25 de maio será proposto um passeio pela Ria de Alvor, “A Rocha Delicada”.

As inscrições são gratuitas, limitadas ao número máximo de 25 participantes, e podem ser feitas até à véspera através do email daes@cm-portimao.pt.

(CM)

 

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook