Projeto HOPE renova esperança de doentes oncológicos do barlavento algarvio

Projeto HOPE renova esperança de doentes oncológicos do barlavento algarvio

562
PARTILHE
O espaço Raíz vai acolher acolhe o open day que se realiza no dia 15 de Março (Foto: D.R.)

O Espaço Raiz abre as portas na próxima sexta-feira, 15 de Março, para o “HOPE Open Day”, para dar a conhecer o mais recente projeto da Associação Teia d’Impulsos que, com o apoio do Município de Portimão, vai passar a disponibilizar a todos os doentes oncológicos do barlavento algarvio o acesso a diferentes terapias e atividades que promovam o seu bem estar e a adopção de estilos de vida capazes de potenciar a sua saúde e uma vivência tranquila do seu processo de doença.

O HOPE tem por missão de “Humanizar” ainda mais o tratamento e apoio ao doente oncológico através da obra, pois não basta sonhar, é necessário materializar as vontades, das pessoas para as pessoas, pois são estas que verdadeiramente importam e a quem queremos trazer Esperança”, afirma a Teia d’impulsos, que em 2016 deu início a este projeto com a instalação de um aquário de 300 litros na sala de quimioterapia do Centro Hospitar do Barlavento Algarvio proporcionando a partir daí momentos de tranquilidade e de evasão positiva.

Neste momento, o HOPE cresceu nos seus objetivos e concretizações e, numa ótica de responsabilidade social, aposta na promoção de uma maior qualidade de vida para os doentes oncológicos e na criação de uma importante rede de apoio para as famílias, centrando a sua ação em quatro valências: psicologia clínica e da saúde-psicoterapias; serviço social; medicinas complementares e alternativas, bem como atividades de promoção e bem-estar.

Durante o “Open Day” serão dados a conhecer todos os os serviços disponibilizados a doentes oncológicos, cuidadores, familiares e amigos, bem como a equipa do projeto HOPE e o respetivo calendário de atividades. Sessões de Psicologia, sessões de Psicoeducação em grupo (grupos dirigidos a pessoas com doença oncológica e grupos dirigidos a familiares); intervenção em crise; intervenção com familiares em processo de luto; consultas de nutrição; apoio na área da motricidade e educação física; terapia ocupacional; terapêuticas complementares; criação de grupos de apoio e consultoria em cuidados de imagem são alguns dos serviços prestados pelos profissionais e especialistas credenciados que integram a equipa do HOPE.

Associação Teia d’Impulsos- oito anos de cidadania ativa e empreendedorismo social, a crescer com e para o Algarve

A Associação Teia d’Impulsos nasceu a 16 de março de 2011 em Portimão e desde então tem projectado e concretizado algumas das iniciativas que mais dinamismo trouxeram a este Município, e que, nos últimos anos, se expandiram para todo o Algarve.
Surgiu em resultado de um conjunto de Impulsos. Desde logo o impulso do amor ao Algarve- um amor cheio de dedicação, altruísmo e alguma carolice impulsionou os membros da Teia a colocar os seus talentos, aptidões e conhecimentos ao serviço do Algarve e dos seus cidadãos.
O impulso da amizade é a semente da associação, nascida no seio de um grupo de amigos de há muitos anos que, a determinado momento das suas vidas, resolveram transformar essa amizade e confiança mútua num esforço concreto de empreendedorismo social.

Sem fins lucrativos, tem como principal objectivo o desenvolvimento de projectos de cariz social, cultural e desportivo alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos e que sejam uma mais-valia no desenvolvimento social.

A Teia D’Impulsos nasceu num contexto de crise e foi nesse mesmo contexto que desenvolveu os seus projectos, provando que, com vontade, trabalho e dedicação, as adversidades podem ser vencidas e as ideias concretizadas.
Consciente de que uma associação não nasce, nem cresce sozinha a Teia alicerça os seus trabalhos no diálogo e na parceria com outras associações, tendo vindo a levar a bom porto os seus projectos, consciente de que a partilha de sinergias é a melhor solução para ultrapassar os obstáculos.

Mais informações acerca do projeto HOPE e de outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail hope.teiadimpulsos@gmail.com

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook