Quarteira: Freguesia incentiva à redução do uso de plástico

Quarteira: Freguesia incentiva à redução do uso de plástico

508
PARTILHE
O Centro Autárquico de Quarteira foi palco desta ação (Foto: D.R.)

A Junta de Freguesia de Quarteira tem como objetivo reduzir a utilização de garrafas de plástico e incentivar o consumo de água da torneira, motivo pelo qual, ontem, dia 22 de março, ofereceu garrafas reutilizáveis aos seus funcionários e colaboradores. A ação decorreu no Centro Autárquico de Quarteira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água.

Para além de promover a substituição da água engarrafada pela da torneira enquanto opção mais ecológica, económica e acessível, a iniciativa pretendeu, ainda, “sensibilizar os trabalhadores da Junta a adotarem hábitos de consumo mais conscientes, através da sua sensibilização para os problemas ambientais que assolam o nosso planeta, entre os quais o uso excessivo de plástico descartável”, segundo nota de imprensa enviada ao POSTAL.

“É nossa preocupação acompanhar permanentemente a temática ambiental, desenvolvendo contributos como esta iniciativa que pretende ajudar a reduzir a produção de plástico”, adianta Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, apontando, ainda, a vertente da campanha inerente ao uso racional da água. Uma problemática que, sublinha, “deve ser reconhecida por toda a população mundial”.

As garrafas distribuídas são reutilizáveis, constituídas por vidro e alumínio (Foto: D.R.)

“Calcula-se que apenas 0,5% da água existente seja potável. Não podemos ignorar esta realidade já que se trata de um recurso essencial à vida com um valor inestimável. Devemos a sua preservação às gerações futuras, de forma a garantir a sua existência, sendo esta uma obrigação que deve ser assumida por todos nós”, observa Telmo Pinto, de forma a salientar que, durante a ação realizada, todos os funcionários e colaboradores do Centro Autárquico de Quarteira foram informados acerca das vantagens do consumo da água da torneira, cujo custo estimado é o de um euro para cada mil litros, um valor substancialmente inferior ao da água engarrafada que chega a atingir preços 280 a 450 vezes superiores.

Criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água pretende promover a reflexão e discussão sobre a relação entre o homem e a água, abordando temas como a sua conservação e proteção, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para solucionar problemas relacionados com a poluição. A par deste dia, a Câmara Municipal de Loulé levou a cabo um conjunto de ações para o uso eficiente da água, no âmbito da nova campanha “Aqui Cuidamos da Água”.

(AC/HF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook