Quelfes: Semana da Saúde e Desporto regressa com inúmeras atividades

Quelfes: Semana da Saúde e Desporto regressa com inúmeras atividades [fotogaleria]

438
PARTILHE

A Semana da Saúde e do Desporto de Quelfes arrancou esta segunda-feira, dia 11 de março, e decorre até ao dia 17. São sete dias de atividades, animação, workshops, sessões informativas, rastreios e muito mais.

O primeiro dia começou com alegria e boa disposição com a atividade “Dois Dedos de Conversa – Especial Risoterapia”, uma parceria entre a Biblioteca da Junta de Freguesia de Quelfes, a ARS Algarve e o Projeto Sincuidar – Sinergias no Cuidar, pela promoção da saúde mental. A sessão especial contou com a orientação de Arlete Lourenço e a participação dos utentes da ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão.

Às 18 horas deu-se início à Sessão de Abertura na Delegação da Junta de Freguesia de Quelfes, seguida da Mesa Redonda “Os Drs. Explicam”, uma iniciativa em que cinco profissionais de saúde tomaram o palco para falar de temas como os Antibióticos, a Resistência Antibiótica, a Diabetes e a dor.
O dia finalizou na E.B. 2, 3 Prof. Paula Nogueira, onde a Elite Defesa Pessoal dinamizou uma aula aberta de defesa pessoal.

Durante todo o dia, por vários pontos da freguesia e do concelho realizaram-se também rastreios à saúde da população, iniciativa dos vários parceiros da Semana da Saúde e do Desporto: o PsicoEspaço realizou Rastreios de Terapia da Fala e Dificuldades de Aprendizagem, a Clínica Internacional de Olhão e a Farmácia Olhanense realizaram Rastreios Bioquímicos, e a Unidade Móvel do IPDJ deslocar-se-á por vários pontos da freguesia durante a semana, a realizar Rastreios Bioquímicos e, com o apoio da Ergovisão, Rastreios Visuais e Auditivos. No primeiro dia, esteve no Bairro dos Pescadores.

Já o dia de hoje, 12 de Março, arrancou com o projeto Histórias Sorridentes, da escritora Lígia Boldori, que levou aos utentes da ACASO a história O Triatlo de Lucca e os Seus Amigos, da sua autoria.
A Farmácia Nobre Sousa realizou, na parte da manhã, Rastreios Bioquímicos nas suas instalações, e levou ainda o workshop Alimentação Saudável aos alunos do 4º ano da E.B.1 Nº7 José Carlos da Maia.

A tarde findou com o workshop Gestão de Stress e Técnicas de Relaxamento pelo PsicoEspaço, e o workshop de Suporte Básico de Vida pelo Dr. Sérgio Pina, ambos com lotação de duas dezenas de participantes.

Os dois primeiros dias já contam com um total de 600 participantes nas suas atividades, num evento que pretende englobar toda a sua comunidade –entidades locais, profissionais de saúde, escolas, população da freguesia e visitantes – em sete dias de consciencialização por um estilo de vida mais saudável.

O jornal POSTAL falou com Bruno Alves, membro do executivo da Junta de Freguesia de Quelfes: “este evento tem uma especial relevância que se prende com a importância da saúde e do desporto na vida comunitária. A primeira edição foi um sucesso. Este ano temos mais parceiros como a ARS Algarve e o IPDJ. No ano passado tivemos cerca de 2000 participantes durante a semana de atividades e este ano esperamos ter o dobro. Durante o domingo realiza-se ainda a feira da saúde que envolve também várias atividades a nível regional.”

A Semana da Saúde e do Desporto continuará até 17 de março, domingo, dia em que culminará o evento na Feira da Saúde e do Desporto, no Recinto do Mercado Municipal e Feira das Velharias de Quelfes, com atividades das 9 às 13 horas.

A Junta de Freguesia gostaria ainda de relembrar que “em todas as atividades, bem como na sede e na delegação da Junta de Freguesia de Quelfes, será possível adquirir pins solidários, cujo valor reverte na totalidade para o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA”.

Programação completa em bit.ly/semanasaudequelfes

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook