Rolear: 40 anos de sustentabilidade e inovação

Rolear: 40 anos de sustentabilidade e inovação

1755
PARTILHE
A diversidade dos negócios permite a criação de novas sinergias, potenciando a otimização de recursos (Foto: D.R.)

Lançada a partir de uma pequena loja em Faro, a empresa-mãe do Grupo Rolear, Rolear SA, surge no mercado em 1979, ao criar uma oferta de soluções completas e personalizadas aos seus clientes.

O êxito do projeto inicial permitiu um crescimento contínuo, culminando na ampliação para novas áreas de negócio com uma oferta única de soluções que vão desde o fornecimento de produtos e equipamentos elétricos e eletromecânicos, à distribuição de gás canalizado, comercialização de gás natural e eletricidade, passando pela construção civil, infraestruturas e arranjos exteriores, pelas instalações técnicas especiais, manutenção, apoio técnico e formação. As áreas de especialização do Grupo Rolear são sustentadas pela qualidade dos produtos distribuídos, o know how especializado de uma equipa dinâmica, o rigor conferido à execução e um compromisso para com a melhoria contínua.

O Grupo Rolear pauta a sua atividade pela escolha de soluções cada vez mais eficazes no plano tecnológico, procurando adaptar os projetos aos interesses ambientais, cumprindo os requisitos legais e adotando práticas sustentáveis de proteção do ambiente, tais como, a recolha seletiva dos resíduos e seu encaminhamento para operadores de gestão licenciados (ex: Ambi3E, Sociedade Ponto Verde…).

“É com orgulho que assumimos a nossa responsabilidade pelo meio ambiente, estando fortemente empenhados na máxima proteção dos recursos naturais, do possível impacto das nossas atividades”, afirma o administrador da Rolear, engº Parreira Afonso.

Um dos primeiros investimentos surgiu de uma parceria com a Universidade do Algarve na fundação do CINTAL (Foto: D.R.)

As questões ambientais são uma constante no quotidiano do grupo empresarial, que tem vindo a apostar, fortemente, na criação de uma estratégia sustentável. No que diz respeito à gestão ambiental, o grupo empresarial considera-a “um fator estratégico de competitividade”, motivo pela qual estabeleceu como objetivo a minimização dos impactes ambientais resultantes da sua atividade.

Também a consciência das problemáticas relacionadas com a importância das energias renováveis tem estado presente na política implementada pelas empresas do grupo, tendo sido pioneira na instalação dos primeiros sistemas eólicos no Algarve (Vila do Bispo) e, posteriormente, na instalação do primeiro sistema fotovoltaico nos laboratórios do Instituto Politécnico da Universidade do Algarve.

Além da procura constante das melhores e mais inovadoras soluções tecnológicas, o Grupo Rolear investe também na investigação. Um dos primeiros investimentos do grupo na área da investigação surge em 1990 de uma parceria com a Universidade do Algarve na fundação do CINTAL (Centro de Investigação Tecnológica do Algarve), sendo associada até à atualidade. Mais recentemente, surge uma nova parceria com a academia algarvia, através de uma proposta da empresa, em conjunto com uma equipa de investigadores, com o objetivo de desenvolver diversos componentes para sistemas de climatização de controlo inteligente.

(AC/HF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook