Tavira: Rui Mourinho dá concerto de guitarra clássica na Ermida de Santa...

Tavira: Rui Mourinho dá concerto de guitarra clássica na Ermida de Santa Ana

512
PARTILHE
Rui Mourinho dará concerto na Ermida de Santa Ana (Foto: Nerve / D.R.)

A Ermida de Santa Ana, em Tavira, vai ser palco de um concerto de guitarra clássica por Rui Mourinho, no próximo sábado, pelas 18 horas, no âmbito do programa Música nas Igrejas.

Rui Mourinho nasceu em Portimão em 1976. Em 1993, ingressou no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, onde estudou com os professores Konstantin Götzen, José Alegre e Eudoro Grade. É mestre em Música e mestre em Ensino de Música, pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou na Classe de Guitarra de Piñeiro Nagy e nas Classes de Música de Câmara de Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull. Participou em diversas Master-Classes com vários guitarristas, destacando Piñeiro Nagy, Dejan Ivanovic, Alberto Ponce, António Jorge Gonçalves, Ricardo Gallen, Joaquin Clerch, David Russell, Hubert Kappel e Carlo Marchione entre outros.

Este músico portimonense fez parte do grupo “Vá-de-Viró”, com o qual realizou vários recitais por todo o país e gravou o C.D. “Outras Músicas”. Participou na gravação do C.D. “Balletti”, do “Ensemble de Flautas do Município de Loulé”. Em 2016 lançou o seu primeiro cd a solo: “Stephen Goss Guitar Works Vol.1”.

Rui Mourinho é professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Albufeira e na Escola Básica e Secundária da Bemposta em Portimão (Foto: D.R.)

Tem sido convidado a atuar em vários festivais como os Rencontres Musicales Internationales 2003 na Académie Internationale de Musique Yehudi Menuhin na Suíça, XL Festival do Estoril, na 1ª e 2ª edição do Festival de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, no 1º Festival de Música Erudita de Tavira e na edição 2004 do Festival de Guitarra da Academia de Amadores de Música de Lisboa. Em 2010, como solista, apresentou-se com a Orquestra do Algarve sob a direção da maestrina Sinead Hayes.

É dedicatário de obras de vários compositores tais como Cristóvão Silva, André Santos, Pedro Louzeiro e Stephen Goss.

Atualmente, Rui Mourinho, para além da sua atividade concertista a solo, dedica-se ao repertório de câmara nas mais diversas formações. Paralelamente prossegue estudos enquanto Doutorando na Universidade de Évora no curso de Doutoramento em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação. É professor de guitarra clássica no Conservatório de Música de Albufeira e na Escola Básica e Secundária da Bemposta em Portimão.

O concerto, organizado pela Academia de Música de Tavira, conta com o apoio da Câmara de Tavira, Direção Regional da Cultura do Algarve e da Rádio Gilão.

O “Música nas Igrejas” visa dinamizar o património edificado, bem como promover o gosto pela música. Os concertos ocorrem todos os sábados e destinam-se ao público em geral.

Mais informações em www.academiamusicatavira.net

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook