UAlg assinala 40º aniversário com inauguração de exposição

UAlg assinala 40º aniversário com inauguração de exposição [Fotogaleria]

614
PARTILHE

A Universidade do Algarve assinalou, a 28 de março, o seu 40º aniversário através de uma exposição intitulada “História da UAlg em documentos: os primeiros anos”. A inauguração da exposição decorreu na biblioteca do campus de Gambelas, pelas 17:30 horas, contando com a presença de Saúl Neves de Jesus, Vice Reitor da universidade, Nuno Ribeiro do Arquivo Central da UAlg e Salomé Horta da biblioteca do campus de Gambelas.

A cerimónia teve início com um pequeno discurso de cada um dos oradores, seguido de uma visita guiada à exposição, por Nuno Ribeiro, principal autor desta mostra de documentos que Salomé Horta descreveu como “um trabalho moroso, exaustivo, de seleção e de pesquisa”.

Esta exposição surgiu de uma parceria entre a Biblioteca da Universidade do Algarve e o Arquivo Central que, em 2005, eram um único organismo e, em 2019, se juntaram para compilar este conjunto de documentos e fotografias. Tal como descreve Salomé Horta, estes documentos “contam a história da Universidade do Algarve desde os seus primeiros anos (1979) até à integração do politécnico em 1991”, e à eleição do primeiro Reitor da instituição, em 1992.

Tal como Nuno Ribeiro explicou, “a exposição é uma mostra reduzida daquilo que consiste, no fundo, a comissão instaladora da Universidade do Algarve, está ordenada cronologicamente e é composta por documentos que marcaram a história da instituição”, dando ao visitante da exposição a oportunidade de observar, por exemplo, a publicação em Diário da República da autorização para a criação da Universidade do Algarve, concedida pelo Presidente da República da época, Ramalho Eanes e pelo Primeiro Ministro Mota Pinto.

A exposição estará patente, no átrio da Biblioteca da Universidade do Algarve no campus de Gambelas, até ao dia 18 de abril, podendo ser visitada durante o horário laboral da biblioteca.

(Andrea Camilo / Cristina Mendonça)

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook