57 municípios reunidos em Portimão sob o mote “Cidades Saudáveis”

57 municípios reunidos em Portimão sob o mote “Cidades Saudáveis”

317
PARTILHE
A realização desta reunião marcou, também, o pontapé de saída para a iniciativa “Abril, mês da saúde” (Foto: D.R.)

Como membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e integrada na iniciativa “Abril, mês da saúde”, Portimão foi, na passada sexta-feira, cidade anfitriã para uma Reunião Intermunicipal.

Neste encontro juntaram-se à mesa cerca de setenta políticos e técnicos representantes dos 57 municípios de norte a sul do país que compõem esta associação. A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis tem “como principal missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento de Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos”, segundo nota de imprensa enviada ao POSTAL.

Constituída formalmente a 10 de outubro de 1997, o município de Portimão aderiu a esta rede a 20 de abril de 2017, juntando-se ao objetivo da rede de “desenvolver a sua intervenção tendo por base o apoio, a promoção e a definição de estratégias locais suscetíveis ao favorecimento da obtenção de ganhos em saúde”.

Na reunião estiveram presentes cerca de 70 políticos e técnicos, em representação dos 57 municípios da rede (Foto: D.R.)

No contexto da Reunião da Assembleia Intermunicipal (RPMS), foi apresentado o mais recente projeto desta Associação de Municípios denominado “Atlas de Saúde da RPMS”. A elaboração deste atlas prende-se com o interesse da RPMS em obter os serviços especializados por parte da Universidade de Coimbra, tendo como objetivo caracterizar o estado de saúde da população e dos seus determinantes nos municípios da rede.

Pretende-se, com este trabalho, “criar uma plataforma web com dados georreferenciados e atualizáveis ao longo dos anos, que se constitua como ferramenta de suporte à elaboração do Perfil de Saúde Municipal e da Carta de Saúde Municipal e definição e priorização de políticas com potencial de promover a saúde”, segundo nota de imprensa enviada ao POSTAL.

(AC/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook