Ligação Madeira-Portimão via ferry vai ser retomada

Ligação Madeira-Portimão via ferry vai ser retomada

3966
PARTILHE
O ferry Volcan Tijarafe tem capacidade para mil passageiros e 300 viaturas (Foto: D.R.)

A primeira viagem entre o Funchal e Portimão, para o ano de 2019, está marcada para o dia 8 de julho, marcando a data de recomeço desta ligação marítima. Tal como já tinha acontecido em 2018, estão programadas 12 viagens, um serviço semanal, durante os meses de Verão, a bordo do ferry Volcan de Tijarafe. A última viagem de 2019 está marcada para o dia 25 de setembro.

O Volcan de Tijarafe está preparado para transportar, igualmente, auto-caravanas, com “os valores de todas as passagens a subirem ligeiramente se a viagem for até Canárias, onde semanalmente o navio fará a rotação”, adiantou o jornal Público. A meta inicial era que, esta ligação marítima, se encontrasse funcional ao longo de todo o ano mas, após contactos com vários armadores e a abertura de dois concursos internacionais, a operação foi circunscrita aos meses de Verão.

O contrato de 3 anos, celebrado entre o governo madeirense e a Empresa de Navegação Madeirense (ENM), prevê um apoio de 9 milhões de euros para um mínimo de 12 viagens por ano. O navio, fretado pela ENM ao armador espanhol Naviera Armas, faz a rotação entre a Gran Canária e Santa Cruz de Tenerife, viajando para o Funchal no Domingo seguinte. Tem capacidade para transportar mil passageiros, 300 viaturas e 35 atrelados de 45 pés.

As viagens arrancam aos domingos, com a saída do ferry do porto de Tenerife às 20:15 horas, chegando na manhã seguinte, pelas 8:15 horas, ao Funchal. O navio parte depois para Portimão, tendo chegada marcada para as 9:30 horas de terça-feira. Três horas depois, parte rumo à Madeira, chegando à região autónoma às 12:30 horas de quarta-feira. Nesse mesmo dia, às 18 horas sai para Las Palmas, onde entra naquele porto espanhol às seis da manhã de quinta-feira.

(Andrea Camilo / Henrique Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook