O POSTAL apresenta-lhe o animal mais velho do mundo

O POSTAL apresenta-lhe o animal mais velho do mundo

507
PARTILHE
Jonathan tem 187 anos e é o animal terrestre mais velho do mundo (Foto: D.R.)

Jonathan é o nome do animal terrestre mais velho do mundo.
A tartaruga de 187 anos está a um ano de igualar o recorde da tartaruga mais velha de sempre, a Tu’i Malilia, de Madagascar, que atingiu 188 anos.

O animal terá nascido por volta de 1832, cinco anos antes da coroação da rainha Vitória.

Durante a sua longa vida, Jonathan já passou por duas guerras mundiais, a Revolução Russa, sete monarcas do trono britânico e 39 presidentes dos Estados Unidos da América. O ano estimado do seu nascimento é ainda anterior ao lançamento do Penny Black, o primeiro selo postal (1840), à construção do primeiro arranha-céus (1885) e à conclusão da Torre Eiffel (1887).

Existem ainda outros marcos humanos que ocorreram ao longo da sua vida, tais como a primeira fotografia de uma pessoa (1838), a primeira lâmpada incandescente (1878) e o primeiro voo motorizado (1903).

Jonathan já viveu mais 65 anos do que a pessoa mais velha de sempre. O recorde foram 122 anos e 144 dias, alcançado por Jeanne Calment (1875-1997), cidadã francesa.

Embora originária das Seychelles no Oceano Índico, Jonathan reside desde 1882 na remota ilha de Santa Helena no Atlântico Sul.

Durante muito tempo acreditou-se que Jonathan fosse uma tartaruga de Aldabra, no entanto, um exame mais detalhado de sua concha pelo Seychelles Nature Trust (e vários outros profissionais) levantou a possibilidade distinta de que ele pudesse ser uma tartaruga gigante das Seychelles muito mais rara.

Esta espécie já tinha sido considerada extinta, no entanto, estudos mais recentes evidenciam que podem existir ainda cerca de 80 tartarugas semelhantes.

Segundo, Joe Hollins, veterinário de Jonathan, “a tartaruga apresenta uma saúde surpreendentemente boa”, sendo importante realçar que “Jonathan é gentil e gosta da companhia das pessoas. Embora cego principalmente devido à catarata, ele tem uma audição muito boa e responde especialmente ao seu nome na hora da alimentação. Ele também tem um fascínio pelos sons do ténis”.

Segundo o veterinário, Jonathan é “um ícone local, simbólico de persistência em face da mudança, e muito amado por todos”, acrescentando que “aplicámos algumas restrições quanto às visitas ao animal, no entanto, a tartaruga e os seus companheiros  podem ainda ser vistos pelos visitantes da ilha”.

A tartaruga mais velha do mundo já superou em muito a expetativa média de vida desta espécie, que ronda os 150 anos. O animal já entrou igualmente para os recordes do Guiness.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook