Páscoa: fé e tradição pelas ruas de Portimão

Páscoa: fé e tradição pelas ruas de Portimão

801
PARTILHE
Procissão da Ressurreição de Jesus pelas ruas de Portimão (Fotos: D.R.)

Portimão prepara-se para viver o Tríduo Pascal e (r)eviver tradições seculares que marcam o programa litúrgico dos próximos dias rumo à Páscoa e constituem fortes manifestações de fé de largos milhares de crentes, envolvendo não só a comunidade local, como quem está de visita ao município nesta quadra festiva.

As cerimónias do Tríduo Pascal em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, têm início na Quinta-feira Santa, 18 de abril, com a celebração da instituição da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo e a cerimónia do Lava-Pés. Assim pelas 19 horas, na Paróquia da Nossa Senhora da Conceição- Igreja Matriz de Portimão, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o rito do Lava-Pés, bem como, pelas 21 horas, na igreja de Alvor- Paróquia do Divino Salvador, enquanto que na Igreja da Mexilhoeira Grande a celebração tem início às 19:30 e, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo às 21 horas.

Na Sexta-Feira Santa, tem lugar um dos momentos altos da Semana Santa a tradicional Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21 horas, levará às ruas do centro da cidade de Portimão a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento. O percurso tem início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque passando pela Alameda em direção à Igreja Matriz. Antes, à tarde, pelas 15h00, terá lugar a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Matriz de Portimão. Em Alvor, a Procissão do Enterro do Senhor sairá à rua pelas 21, sendo que, também às 15 horas, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, enquanto que na igreja da Penina a mesma tem lugar às 19 horas.

Na Igreja da Nossa Senhora do Amparo a Celebração da Paixão do Senhor acontece às 15 horas com adoração da cruz e, na Igreja da Mexilhoeira Grande, pelas 17:30.

O Sábado Santo, 20 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, que assinala a ressurreição do Senhor e que será celebrada nas várias Paróquias: Nossa Senhora da Conceição, em Portimão- 22h; Mexilhoeira Grande – 21:30; Nossa Senhora do Amparo, em Portimão- 23h e Divino Salvador, em Alvor- 21:30.

Festividades culminam no Domingo de Páscoa

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10 horas com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

 

Procissão do Enterro do Senhor pelas ruas de Portimão

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas do Bispo; D. Fernando Coutinho, R.5 de outubro, Rua Júdice Biker, Largo 1º Maio- R. Pé da Cruz-Praceta Major David Neto- R. Mouzinho de Albuquerque- Av. S. João de Deus 5 de Outubro, Praça Manuel, Lg do Dique, R. Cândido dos Reis, Lg1º Maio, R. João da Cruz, R. Mouzinho de Albuquerque, Av. S. João de Deus e Alameda em direção à Igreja Matriz sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas. Será ainda celebrada Eucaristia, pelas 18 horas.

Ainda em Portimão, na Igreja da Nossa Senhora do Amparo, pelas 10:30, será celebrada a Missa da Páscoa do Senhor.

Em Alvor, a Procissão sairá à rua pelas 9 horas, seguida de Eucaristia, sendo que a Missa da Páscoa do Senhor na igreja da Penina é celebrada às 12:15 e nos Montes de Alvor às 16 horas.

Na freguesia da Mexilhoeira Grande existem vários horários e locais para a Celebração do Domingo da Páscoa do Senhor: Arão (8h30); Figueira (10 h); Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande (11:30); Montes de Cima (15 h); Pereira (16:30) e Alcalar (18:30).

O programa que aqui se difunde resulta das diferentes celebrações promovidas pelas Paróquias de Nª Srª da Conceição; Divino Salvador em Alvor; Mexilhoeira Grande e Nossa Senhora do Amparo e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão, de Alvor e Mexilhoeira Grande e da Câmara de Portimão.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook