Peixes tropicais registados na costa algarvia

Peixes tropicais registados na costa algarvia

2717
PARTILHE

Um grupo de investigadores do Centro de Ciências dos Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) registou quatro novas espécies de animais marinhos na costa algarvia. Três espécies de peixe e um invertebrado. “São todos de origem tropical e nunca tinham sido detetados na zona”, adianta a CCMAR.

Com origem em zona mais a sul do globo, segundo a CCMAR a explicação encontrada para a sua presença no Algarve pode estar ao nível das alterações climáticas.

“Foram identificadas entre Portimão e Alvor, a duas milhas da costa. São espécies que já se conhecem e existem em grande abundância nas ilhas Açores e Madeira e que desde há três, quatro anos tem começado a existir alguns registos”, avançou fonte do CCMAR à RTP.

Segundo o CCMAR, as quatro espécies identificadas são: um peixe-balão (Lagocephalus lagocephalus), coletado em 17 de outubro de 2017, no estuário do rio Guadiana, ao largo de Castro Marim; um Peixe-Rainha (Thalassoma pavo), observado em Portimão, a 22 de setembro de 2018; o verme de fogo (Hermodice carunculata), observado, a 7 de setembro de 2018 num recife natural perto de Portimão, com um comprimento total aproximado de 33 cm e por último, foi registado um Rascasso da Madeira (Scorpaena maderensis), em Portimão, a 3 de outubro de 2016.

A lista de espécies vai aumentando através de testemunhos e relatos de mergulhadores e pescadores, que podem ser partilhados aqui.

(ES/HF)

Facebook Comments

Comentários no Facebook