República da Moldova e Loulé estreitam relações

República da Moldova e Loulé estreitam relações

367
PARTILHE
Dumitru Socolan e Vítor Aleixo reuniram-se em Loulé (Foto: D.R.)

No âmbito das relações institucionais que a Câmara Municipal de Loulé mantém com diversas representações diplomáticas no nosso país, o embaixador da Republica da Moldova em Lisboa, Dumitru Socolan, foi recebido pelo autarca Vítor Aleixo para uma visita ao Concelho.

Após a receção nos Paços do Concelho, a comitiva esteve no NERA para um encontro com Vítor Neto, presidente da associação. O representante moldavo deu a conhecer alguns dados sobre a atividade económica do seu país, sobre os setores em que a República da Moldova se destaca, setores estes que contribuem de forma bastante relevante para as suas exportações. Por outro lado, o representante dos empresários algarvios falou da dinâmica empresarial da região e manifestou a disponibilidade para uma futura colaboração com as instituições da Moldova. Dumitru Socolan teve a oportunidade de visitar as instalações do NERA e conhecer de perto as suas valências, atividades e programas em curso.

Desta visita resulta a possível parceria entre entidades algarvias e instituições da Moldova (Foto: D.R.)

No seguimento desta visita, o embaixador reuniu-se com a presidente da TEZAUR – Associação Sociocultural e Religiosa dos Imigrantes Moldavos, Mariana Melentii, e o representante do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, João Serafim. Deste encontro resultou um balanço do trabalho desenvolvido com a comunidade imigrante existente no concelho, as medidas de apoio disponibilizadas e os seus resultados.

Mariana Melenti manifestou, ainda, a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido pela Autarquia de Loulé no que concerne ao apoio às comunidades migrantes. A presidente da TEZAUR ressalvou que “os moldavos sentem-se plenamente integrados no Concelho”.

Por seu turno, Vítor Aleixo reiterou a importância para o desenvolvimento socioeconómico do Município de todos aqueles que escolheram Loulé para residir e trabalhar em busca de melhores condições de vida.

(AC/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook