Tavira recebe campeonato Classe Optimist

Tavira recebe campeonato Classe Optimist

400
PARTILHE
A prova tem lugar no Clube Náutico de Tavira (Foto: D.R.)

A corrida pelos pontos de acesso aos campeonatos do Mundo e da Europa da Classe Optimist decorre entre dias 8 a 12 de abril, em Tavira. A primeira prova de apuramento nacional 2018/19 da Classe Optismist Portugal tem lugar no Clube Náutico de Tavira.

A competição, composta por 85 velejadores de norte a sul do país, procura preencher 12 vagas nacionais para duas provas internacionais da Classe. No ano passado, metade das vagas foram ocupadas por competidores algarvios.

“A frota é composta por 80 juvenis e 5 infantis e formada por quotas regionais para juvenis e pelos “campeões” infantis de cada uma das zonas de apuramento. As quotas do critério de acesso por regiões para os juvenis são as seguintes: Norte 20, Centro 17, Sul 20, Açores 15 e Madeira 8″, avança a Swell.

O Critério de Apuramento Nacional da Classe Optimist sofreu alterações, dado que, agora, apenas existem duas provas de Apuramento Nacional.

“Os resultados das regatas concluídas nas duas PAN 2018/19 vão formar o “ranking” do Critério de Apuramento da Classe Optimist, que define os velejadores a selecionar para representar Portugal nos campeonatos do Mundo e da Europa. Em jogo estão cinco vagas portuguesas no Campeonato do Mundo e sete no Campeonato da Europa”, refere a Swell.

Para o Mundial são selecionados os primeiros quatro classificados do “ranking” nacional, mais uma velejadora do Top 10. Já para o Europeu fazem parte os restantes 7 classificados.

(ES/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook