Vila do Bispo homenageia combatentes

Vila do Bispo homenageia combatentes [fotogaleria]

399
PARTILHE

Vila do Bispo inaugurou hoje, Dia dos Combatentes, um Monumento em Homenagem aos Combatentes, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares.

Nesta cerimónia, onde se deu o descerramento de uma placa comemorativa, a deposição de uma coroa de flores e a bênção do monumento pelo Padre José Chula, estiveram presentes diversas figuras associadas a instituições da região.

Para além de Adelino Soares, na cerimónia discursaram, ainda, o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Joaquim Chito Rodrigues, o vice-cônsul Britânico no Algarve, Sr. Clive Jewell, o embaixador da Austrália em Portugal, Peter Rayner e o presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Concelho de Vila do Bispo, Bernardino Martins.

Com este monumento, a autarquia pretende homenagear “todos os Militares do Concelho falecidos na 1.ª Guerra Mundial (em 1918), na Guerra do Ultramar (em 1962, 1966, 1968 e 1969) e, igualmente, os 10 aviadores da Royal Air Force (9 Ingleses e 1 Australiano), falecidos no dia 22 de março de 1943, na Praia do Tonel, em Sagres, em plena 2.ª Guerra Mundial. Além disso, este monumento evocativo constituiu, igualmente, uma homenagem e uma forma de reconhecimento do concelho a todos os Combatentes locais que prestaram o seu serviço a Portugal na Guiné, em Angola, em Moçambique e no antigo Estado da Índia (Goa, Damão e Diu), durante a Guerra do Ultramar (1961-1974)”, segundo nota de imprensa enviada ao POSTAL.

A cerimónia terminou com a celebração de uma missa de sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila do Bispo. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, contou com o apoio da Associação dos Ex-Combatentes do Concelho de Vila do Bispo e da Liga dos Combatentes.

(AC/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook