Workshop revela segredos dos Sabores & Saberes de Odeleite

Workshop revela segredos dos Sabores & Saberes de Odeleite

313
PARTILHE
Primeiro workshop é sobre sabonetes artesanais e decorre no dia 5 de maio na aldeia de Odeleite (Foto: D.R.)

No concelho de Castro Marim, as artes e ofícios são ricas e variadas, é cada vez mais difícil encontrar quem viva destes mesteres e transmita os segredos da tradição. Foi precisamente com o objetivo de contrariar esta tendência e de reforçar a identidade local que nasceram os “Sabores & Saberes de Odeleite”, cuja primeiro workshop é sobre sabonetes artesanais e decorre já no dia 5 de maio, na aldeia de Odeleite.

Seguem-se três ações dedicadas à cestaria, nos dias 11, 18 e 25 de maio, nas Furnazinhas, uma das povoações mais habitadas da freguesia de Odeleite. São os rostos de quem, com as sábias mãos tece cestos com palha e cana, folhas de junco e palmeira, que vão conduzir estas iniciativas.

Iniciativa vai decorrer no meio das aldeias e povoações da freguesia de Odeleite

O fabrico de queijo artesanal, uma dos sabores mais típicos da serra algarvia, não podia ser esquecido e o workshop está marcado para o dia 19 de maio, na Foz de Odeleite. A criação da cabra de raça algarvia tem uma grande expressividade no concelho de Castro Marim, merecendo a atenção quanto à preservação, reprodução e valorização dos seus produtos.

Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Odeleite, em colaboração com a Associação Social da Freguesia de Odeleite, que vai decorrer no meio das aldeias e povoações da freguesia de Odeleite, num contacto com as gentes da serra e os seus modos de estar e de viver. Tudo para que a memória das mãos não seja esquecida e a herança imaterial não se perca.

Para se inscrever em qualquer uma das referidas ações, deverá usar os seguintes contactos: 281 495 148 e geral@jf-odeleite.pt.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook