2000 crianças do concelho de Faro festejam o Dia da Criança

2000 crianças do concelho de Faro festejam o Dia da Criança [Fotogaleria]

1428
PARTILHE

O Jardim da Alameda João de Deus recebeu, esta manhã, mais de 2000 mil crianças do concelho de Faro para a celebração do Dia Internacional da criança.

As crianças das escolas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública, do concelho de Faro contaram com uma manhã divertida e diferente, feita à sua medida, com as mais variadas atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas, para que pudessem brincar e ao mesmo tempo aprender. Jogos tradicionais, demonstrações diversas, pinturas faciais, atividades artísticas e oficinas foram algumas das experiências que os mais pequenos puderam viver.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro disse ao POSTAL que, “ o dia está a correr muito bem, é um dia diferente para as crianças e elas estão felizes”. Acrescentou, ainda que, “este dia serve para chamar a atenção de que precisamos de ter mais cuidado, precisamos de acompanhar os nossos jovens durante todo o ano. Portanto é também um dia de alerta em relação aos maus-tratos das crianças, pois elas nem sempre são tratadas como deviam”.

Foram várias as atividades em que as crianças puderam participar

Entre as várias atividades, temos o Hospital dos Pequenitos, que foi criado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Algarve com o objetivo de retirar o medo que as crianças têm em relação ao hospital. “Nós pedimos para eles trazerem um boneco de casa, também para ser uma coisa que eles acarinham e fazer com que, assim, confiem em nós. Eles estão na sala de espera, depois passam pela triagem onde nos contam a história do boneco, para depois vermos se vão para o raio – X, se vão para a sala de tratamento ou para o bloco operatório”. Acrescentou, ainda que, “A ideia é nós recriarmos o percurso de passagem dentro do hospital. No final temos uma estação de podem fazer desenhos, onde falamos de alimentação saudável e esclarecemos dúvidas”, explica Roxane Van Hauwaert, estudante do 4º ano do curso de medicina na Universidade do Algarve.

Às 10 horas deu-se início à demonstração da equipa cinotécnica da PSP, que levou os cães e os seus treinadores para mostrar às crianças as capacidades dos caninos a descobrir explosivos drogas, a fazer o circuito.

Seguidamente, decorreu a atuação do grupo de dança Toca a Mexer da APPC de Faro, Associação para a Intervenção e (Re) habilitação de cidadãos com Deficiência e/ou Incapacidades Neurológicas.

Às 11:30 horas, a ASMAL proporcionou aos mais novos uma dramatização e também também uma aula de zumba kids e por fim e a cargo da EB1 Pontes de Marchil, o Projeto Eramus + “And… Action!” realizou um flash mob FLASH MOB – PROJETO ERASMUS +.

Os direitos das crianças foi um tema apresentado durante o evento

No que toca a actividades desenvolvidas Níria Cavaco, presidente da CPCJ de Faro explicou ao POSTAL que,“temos brindes e panfletos a explicar o que é a CPCJ, o que é uma situação de perigo, assim como jogos didácticos. Este ano, temos jogos sobre os direitos das crianças, devido à comemoração dos 30 anos, da Convenção dos Direitos das Crianças”.

São várias as entidades parceiras do município de Faro que se juntam para proporcionar um dia diferente às crianças de Faro. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), a DECO, a ASMAL, a PSP, a Polícia Marítima, a GNR, o INEM, a Academia de Xadrez do Algarve, o Centro de Ciência Viva, o Movimento Democrático das Mulheres e a Associação Oncológica do Algarve são apenas algumas dessas entidades.

(Eunice Silva / Cristina Mendonça)

Facebook Comments

Comentários no Facebook