A experiência Mar Morto sem sair de Castro Marim

A experiência Mar Morto sem sair de Castro Marim

6821
PARTILHE
Salina da Barquinha permite a experiência única de flutuar nas águas de Castro Marim (Foto D.R.)

Existem em Portugal duas piscinas salgadas abertas ao público, sendo que existem cinco conjuntos de salinas no país, segundo a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Na Salina Barquinha, em Castro Marim, o sal é produzido há quase dois mil anos através da água proveniente do estuário do Rio Guadiana.

Em Castro Marim pode-se tomar um banho salgado e boiar numa piscina com 250 gramas de sal por litro. A Salina Barquinha pode ser visitada de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas.

“Para usar a piscina salgada, aberta de meados de novembro a princípios de abril, não é necessário fazer reserva prévia. As entradas custam 6 euros por adulto e 3 euros abaixo dos 14 anos. Há ainda a opção de escolher um banho e um tratamento de argila, 12 euros”, explica a NiT.

Além destes banhos minerais, há visitas guiadas ao espaço. Com duração de uma hora, esta atividade custa dez euros por adulto e cinco euros para menores de 14 anos em grupos de menos de quatro pessoas. Para grupos maiores, os preços diminuem para seis e três euros, respetivamente.

Na Ria de Aveiro encontramos salinas que têm uma junção de água doce dos rios Vouga e Antuã e de água salgada oceânica. As salinas de Aveiro estão abertas ao público entre 15 de julho e 15 de setembro para os “Banhos Salgados”. “A atividade decorre numa piscina feita com as lamas que constroem a marinha”, refere a New in Town.

Segundo a NiT, a água é extremamente salina, o que permite boiar numa experiência descrita por muitos como similar à do Mar Morto e contém nutrientes e minerais na água e na lama que são benéficos para a circulação sanguínea e hidratação da pele.

A piscina está aberta ao público das 10 às 19 horas, dependendo do clima, sendo que os banhos salgados custam quatro euros por pessoa para um dia inteiro. A salina está aberta todos os dias de março a outubro. No inverno encerra à segunda-feira.

(ES/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook