Atas da vereação de Loulé em conferência

Atas da vereação de Loulé em conferência

354
PARTILHE
A conferência será dada por Filipa Roldão (Foto: D.R.)

Filipa Roldão apresenta este sábado, 18 de maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “Governar por escrito: as Atas de Vereação de Loulé (séculos XIV-XVI)”.

As atas de vereação de um concelho correspondem ao registo escrito das deliberações resultantes das assembleias municipais, onde os oficiais concelhios e restante elite camarária debatiam os assuntos do dia-a-dia do município e dos seus habitantes. O caso de Loulé, no período medieval, é ímpar no panorama nacional, uma vez que são deste núcleo urbano os mais antigos e mais numerosos testemunhos atualmente conhecidos de atas de vereação de um concelho medieval português. A conferencista
irá refletir sobre as circunstâncias de produção deste tipo de documento escrito e sobre a sua função no ato de governar um concelho, no período medieval.

Filipa Roldão é doutorada em História, especialidade em História Medieval, pela Universidade de Lisboa, desenvolvendo, atualmente, um projeto de pós-doutoramento (FCT). Na sua investigação, tem-se dedicado à história institucional e da cultura escrita das cidades medievais portuguesas e, mais recentemente, também das cidades ultramarinas, debruçando-se sobre práticas de comunicação e conservação da memória. É investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Esta iniciativa é de entrada livre.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook