Bibliotecas do Algarve – programação cultural

Bibliotecas do Algarve – programação cultural

434
PARTILHE
Contos de cá cárá cá cá por Ângela Ribeiro (Foto: D.R.)

Desde o final dos anos 80 que o país começou a viver uma verdadeira revolução cultural com o início da criação da Rede de Bibliotecas Públicas.

A programação cultural em Bibliotecas começou a ser uma realidade e, paulatinamente, tornou-se uma vertente presente, constante e desejada na grande maioria das Bibliotecas Públicas.

As Bibliotecas do Algarve, integradas nesta nova realidade, foram aumentando cada vez mais a oferta ao nível das iniciativas de cariz cultural, tendo como principal foco a promoção do livro e da leitura.

Os planos de atividades das Bibliotecas pretendem criar e dar resposta às necessidades dos seus leitores e promover o livre acesso à cultura e à literacia, contribuindo para a inclusão do seu público na sociedade.

Atualmente promovem-se iniciativas adequadas a todas as faixas etárias, desde os bebés aos seniores. Dentro da faixa etária a que se destinam as iniciativas, todos os interessados podem frequentá-las. A aposta nas atividades para o público infantil e juvenil é reforçada, pois é nestas fases que se criam os hábitos e o gosto pela leitura, essenciais para formar bons leitores na fase adulta.

De salientar que são desenvolvidas várias atividades destinadas a público escolar, algumas delas relacionadas com temáticas abrangidas pelos programas curriculares dos vários níveis de ensino, contribuindo assim a Biblioteca para reforçar e consolidar, de uma forma mais leve e informal, os conteúdos trabalhados em contexto de sala de aula.

As iniciativas são, muitas delas, desenvolvidas pelos profissionais das Bibliotecas, que têm apostado fortemente na sua formação enquanto contadores de histórias e mediadores da leitura. Promovem-se, ainda, iniciativas em parceria com outras instituições ou profissionais especializados em mediação da leitura.

Na sua grande maioria, as iniciativas realizadas pelas várias Bibliotecas do Algarve, são gratuitas, sendo que algumas têm um custo associado meramente simbólico.

De entre as várias iniciativas que as Bibliotecas do Algarve realizam, atribuímos principal destaque para as horas do conto, os clubes de leitura, as apresentações de livros, os recitais de poesia e as oficinas/formações de promoção do livro e da leitura. Salientamos a realização de iniciativas conjuntas, como é o caso de ‘Uma noite na Biblioteca’, que decorre uma vez por ano em todas as Bibliotecas Municipais da Rede do Algarve, como forma de se comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil. Nesse dia, em várias Bibliotecas é permitida a pernoita de crianças naqueles espaços, criando desta forma laços afetivos entre os jovens, a Instituição e os trabalhadores destas casas de cultura.

Eloísa Raposo
(Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen – Loulé)

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook