Coro da Orquestra Clássica do Sul estreia-se com dois concertos no Algarve

Coro da Orquestra Clássica do Sul estreia-se com dois concertos no Algarve

254
PARTILHE
O Coro da Orquestra Clássica do Sul vai apresentar-se pela primeira vez ao público dia 7 de junho (Foto D.R.)

O Coro da Orquestra Clássica do Sul apresenta-se ao público, pela primeira vez, no dia 7 de junho, no Concerto Comemorativo do 40.º Aniversário da Universidade do Algarve, que terá lugar no Grande Auditório de Gambelas, em Faro, pelas 21:30 horas. São cerca de 60 pessoas que vão partilhar o palco com a formação da Orquestra Clássica do Sul.

Depois de quatro meses de ensaios e de uma preparação exaustiva, sob a coordenação de Rui Baeta, preparador vocal, estas sessenta pessoas vão interpretar “Glória em Ré maior” de Antonio Vivaldi, naquela que será a sua primeira apresentação pública. Sob a direção do Maestro Rui Pinheiro, a Orquestra Clássica do Sul acompanhará ainda as solistas Paulina Sá Machado (soprano) e Marta Aguiar Magalhães (mezzo-soprano).

Esta nova iniciativa da Orquestra Clássica do Sul – um coro participativo que, pela sua ligação à Orquestra, será a única estrutura do género no sul do país, tem como objetivo alargar o reportório a apresentar e proporcionar, em simultâneo, novas experiências aos intérpretes e também à audiência.

Nas palavras do coordenador, o reconhecido barítono farense Rui Baeta, “foi a Vivaldi, com o seu virtuosismo barroco, que escolhemos dar voz no concerto de estreia do Coro da OCS. Atrás dele seguir-se-ão outros grandes génios da música coral-sinfónica. Além da voz, agora e sempre, de alma e coração em cada nota, em cada sílaba, em cada pausa que cantamos, partilharemos com o público o enorme prazer que temos em interpretar tais composições.”

Para além da obra de Vivaldi, “Gloria em Ré maior”, a Orquestra irá interpretar a “Sinfonia n.º 2” de Ludwig van Beethoven, uma peça que o compositor alemão completou quando descobriu que iria perder a audição.

O Coro e a Orquestra voltam a subir ao palco no dia seguinte, 8 de junho, na Igreja do Carmo, em Tavira, pelas 21:30 horas.

(ES/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook