Encontro Anual das CPCJ reuniu mais de 500 pessoas em Tavira

Encontro Anual das CPCJ reuniu mais de 500 pessoas em Tavira [fotogaleria]

590
PARTILHE

“CPCJ – Valorizar o passado, construir o futuro” foi o tema do Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ, que decorre no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, até esta sexta-feira, 24 de maio.

No evento, organizado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens, estiveram mais de 500 pessoas, entre membros das CPCJ, especialistas e convidados, tendo contado com o apoio do Município de Tavira.

A sessão de abertura teve lugar no dia 22, pelas 14:30 horas, com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva; da procuradora geral da República, Lucília Gago; da presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Rosário Farmhouse; e do do presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho.

“Construir o futuro com os pais de hoje” foi a conferência proferida pelo psiquiatra e escritor Daniel Sampaio, que teve de se socorrer do leque da dieta mediterrânea e de uma garrafa de água, dada a temperatura elevada que se fazia sentir no interior do parque de feiras e exposições de Tavira.

Seguindo-se a apresentação do relatório anual de avaliação da atividade das CPCJ relativo a 2018.

A conferência de quinta-feira, 23 de maio, foi proferida por Maria João Leote, tendo como título “Um olhar sobre as crianças e jovens de hoje”.

Durante o dia de hoje há lugar para vários painéis com testemunhos de CPCJ (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens), de diferentes regiões do país, que vão apresentar boas práticas tanto na área da proteção como na prevenção.

No último dia do encontro, 24, realiza-se a sessão temática “CPCJ – Construir o futuro”, com Isabel Soares, Professora Catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Sofia Borges Pereira (Comissária da CNPDPCJ e vogal do Conselho Diretivo do ISS) e Angel Parreño, Diretor-Geral de Serviços para as Famílias e Infância de Espanha. A moderação fica a cargo de Paulo Guerra (Juiz Desembargador e Diretor-adjunto do CEJ).

Logo de seguida, tem lugar a entrega de prémios às crianças vencedoras do Concurso de Imagem do Encontro Anual de Avaliação da Atividade das CPCJ-2018.

O encerramento ocorre pelas 12 horas na presença da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Durante os três dias do evento, têm lugar momentos culturais realizados pela Academia de Música de Tavira.

Daquilo que o POSTAL constatou no primeiro dia do evento, notou-se a ausência de magistrados e advogados, sobressaindo a presença de técnicos da Segurança Social e das CPCJ, bem como das forças de segurança.

(Eunice Silva / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook