Encontro de Arquivos do Algarve volta a Alcoutim dez anos depois

Encontro de Arquivos do Algarve volta a Alcoutim dez anos depois

397
PARTILHE
Durante dois dias serão abordadas diversas perspectivas das “Arquitecturas da Informação” (Foto: D.R.)

O Espaço Guadiana, em Alcoutim, acolhe nos próximos dias 24 e 25 de maio o VI Encontro de Arquivos do Algarve.

Os trabalhos terão abertura na sexta-feira pelas 9:30 e terminarão no sábado pelas 12:45 horas. Durante os dois dias serão abordadas diversas perspectivas sobre a temática do encontro as “Arquitecturas da Informação”, onde profissionais da gestão da informação, investigadores e aqueles que lidam direta ou indiretamente com a informação irão apresentar comunicações e debater sobre os diferentes painéis subordinados aos temas: infraestruturas da informação, proteção de dados e experiências de investigação nos arquivos do Algarve.

Após o almoço de sábado terá lugar o programa cultural, como é habitual nestes encontros, desta vez oferecido pelo município de Alcoutim, anfitrião do evento, aos participantes onde será dado a conhecer o património cultural e natural da vila de Alcoutim, zona raiana do nordeste algarvio.

O primeiro encontro foi organizado em Alcoutim em 2009

No âmbito deste encontro celebra-se igualmente o 10º aniversário da criação da Rede de Arquivos do Algarve, que será assinalado com jantar comemorativo no dia 24.

Os Encontros de Arquivos do Algarve são eventos regulares promovidos pela Rede de Arquivos do Algarve (Raalg), que se realizam de dois em dois anos na região do Algarve, onde técnicos de diversas áreas ligados aos arquivos e à gestão da informação de instituições públicas e privadas trazem ao debate assuntos do interesse de profissionais e da sociedade civil.

O primeiro encontro foi organizado precisamente em Alcoutim em 2009 pelo município de Alcoutim, Associação Alcance, Direção Regional da Cultura do Algarve e Arquivo Distrital de Faro. Com a criação da Rede de Arquivos do Algarve no final do ano de 2009 manteve-se a realização dos encontros tendo sido realizados em Portimão (2011), Olhão (2013), Universidade do Algarve (2015) e Lagoa (2017).

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook