Festa dos Petiscos do Pescador decorre em Quarteira

Festa dos Petiscos do Pescador decorre em Quarteira

636
PARTILHE
O petisco e os pescadores são, uma vez mais, o tema central desta festa (Foto D.R.)

A Praça do Mar, em Quarteira, recebe mais uma edição da Festa dos Petiscos do Pescador. A decorrer nos dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho, o evento conta com a organização da Quarpesca – Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.

Os petiscos e o pescador são, uma vez mais, os “protagonistas” de uma festa em que a cultura e a gastronomia se entrelaçam para reviver tradições de uma terra intimamente ligada à faina do mar.

Com um vasto programa musical e com os sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe, apresentados em pratos tradicionais confecionados por famílias de pescadores, este evento é já uma referência importante não só no Concelho de Loulé mas na região algarvia.

A tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, um dos atrativos desta festa, acontece no dia 1, pelas 18 horas, no areal em frente à Praça do Mar. Neste quadro ímpar e típico desta antiga vila piscatória, a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado e, neste momento, distribuído pela população. Esta iniciativa tornou-se, ao longo dos anos, um atrativo para os muitos turistas que já se encontram no Algarve neste período do ano.

Este ano o destaque musical vai para o artista Toy que sobre ao palco no domingo, 2 de junho, pelas 22 horas. O público vai poder ainda assistir aos espetáculos do grupo Remember Me (30 maio), Augusto Canário (31 maio), Quem é o Bob? – tributo a Bob Marley (1 junho), para além do Fado com Ana Marques e Mário Saraiva, acompanhados na viola por Nuno Martins e guitarra de Valentim Filipe, ou dos bailes com Nestor e Nuno e Ruben Filipe.

A entrada no evento é livre.

(AC/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook