Um Guia para os Museus do Algarve – um caminho pelo conhecimento

Um Guia para os Museus do Algarve – um caminho pelo conhecimento

328
PARTILHE

 

Capa do Guia de Museus do Algarve

De Odeceixe a Alcoutim, entre as falésias da Costa Vicentina e o Alto Algarve Oriental, o Algarve integra uma quase centena de unidades museológicas, tuteladas por autarquias ou entidades privadas. Desde fevereiro passado, o público interessado e o visitante curioso têm agora à sua disposição um útil guia que propõe um percurso pelo conhecimento através de um conjunto de museus da região – aqueles que integram uma rede informal constituída em 2007, no âmbito da qual foi agora produzida esta obra.

Disponível, para já, apenas em suporte digital PDF no endereço https://museudeportimao.pt/livro/Guia_Pt_08-02-2019_high.pdf

O Guia de Museus do Algarve fornece indicações úteis sobre 20 museus que contêm no acervo das suas coleções e na sua relação com o território um notável potencial de transmissão de conhecimento acerca da trajetória temporal da região, na sua diversidade e pluralidade.

Num percurso organizado por municípios, de Barlavento a Sotavento, o guia, de agradável leitura e amplamente ilustrado, dá ainda outras indicações úteis, nomeadamente sobre monumentos e outros pontos de interesse a visitar em cada concelho.

Ainda que seja desejável promover uma futura edição em suporte de papel, o formato PDF permite, desde já, uma atualização regular dos conteúdos e, aos utilizadores, a descarga da versão mais atual.

Está ainda no horizonte da Rede de Museus do Algarve adaptar o guia a um formato mais interativo, o que obriga a investir no webdesign para que este instrumento de conhecimento da história e de reforço da identidade regional seja ainda mais útil. Porém, mesmo em PDF, já se pode seguir o link dos endereços eletrónicos e escrever diretamemte um email, clicar no símbolo identificado com www e aceder diretamente ao sítio eletrónico do respetivo museu, ou ir para o Facebook, sempre que o símbolo desta rede social estiver disponível. Também a qualquer momento da sua consulta pode regressar ao menu principal, clicando no pequeno ícon que se encontra no canto superior esquerdo das páginas ímpares. Nesse menu (que está na página 6), pode consultar os museus pelo nome ou pelo concelho em que se encontram, podendo ir diretamente para a página onde eles se encontram.

Este é um dos desafios que a Rede tem para o futuro, dando continuidade a um programa museológico participativo que, ao longo dos últimos doze anos, tem chamado a atenção para a capacidade de inovação instalada na região e para o talento de um conjunto de técnicos cuja missão é servir o Algarve como região.

Direção Regional de Cultura do Algarve

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook