Alcoutim dá a conhecer potencialidades no Tenerife Walking Festival

Alcoutim dá a conhecer potencialidades no Tenerife Walking Festival

1011
PARTILHE
No evento participaram cerca de 200 pessoas (Foto D.R.)

A Câmara Municipal de Alcoutim participou, entre os dias 22 e 25 maio, no Tenerife Walking Festival, na ilha de Tenerife, nas Canárias, em Espanha.

No evento participaram cerca de 200 pessoas de mais de uma dúzia de nacionalidades diferentes, incluindo operadores turísticos, agentes de viagens e meios de comunicação social.

Durante a semana, o programa do festival apresentou um total de 15 rotas diferentes que estão espalhadas por todo o território insular canário. Caminhadas com o pico do Teide, a 3.718 metros de altitude, como cenário de fundo, percursos em bosques de pinheiros ou de Laurissilva, em paisagens vulcânicas, ou em veredas junto ao mar e em locais isolados, deram a conhecer a diversidade das paisagens e a variedade de microclimas da ilha de Tenerife.

Em paralelo com os passeios, organizaram-se conferências, apresentações musicais, degustação de cozinha tradicional, mostra de empresas de turismo ativo, piqueniques no final de algumas das rotas e o desfile final do festival com a participação das delegações das várias nacionalidades participantes.

Alcoutim apresentou o Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana

O Serviço de Turismo do Município de Alcoutim apresentou o Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana na sessão de comunicações do festival, onde definiu os objetivos estratégicos da parceria entre os dois festivais, entre os quais a realização do ato oficial de geminação entre os dois eventos, a promoção e comunicação do compromisso de sustentabilidade conjunta, a integração em redes internacionais de festivais de caminhadas e encontros de trekking, a obtenção de selo ambiental conjunto, o intercâmbio de empresas turísticas em percursos guiados, entre outros.

Para além da presença institucional e da abordagem das parcerias entre festivais, a participação nestes dias de festival proporcionou o encontro e troca de experiências com empresas de turismo de natureza e aventura, operadores turísticos, associações de caminhadas, federações, jornalistas e bloggers que manifestaram o seu interesse em visitar Alcoutim e o seu Festival de Caminhadas, organizado em conjunto com Sanlúcar de Guadiana e integrado no Algarve Walking Season, programa de festivais de caminhadas no Algarve, apoiado pelo Turismo de Portugal, e que tem como parceiros o Turismo do Algarve, a Cooperativa de Querença e a Associação Almargem.

Nesta quinta edição do evento, o Município de Alcoutim esteve presente como convidado, entre um grupo de entidades organizadoras de outros festivais, operadores turísticos, agentes de viagens, empresas de turismo ativo, bloggers e jornalistas, que a organização do evento, o Turismo de Tenerife, com o apoio da ERA (Associação Europeia Trekking), da EUMA (União Europeia das Asso-ciações de Montanha), da FEDME (Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada) e da FECAMON (Federação Canaria de montanhismo), reuniu com um claro objetivo de captação de mercados, de forma a potencializar aquele que é já um dos mais destacados festivais de caminhadas da Europa. Para além dos participantes convidados o evento reuniu mais de 200 caminhantes oriundos de todas as partes do mundo.

O convite ao Município de Alcoutim surge na consequência das parcerias criadas nos passados dias 30 de novembro e 1 de dezembro, aquando da apresentação do Tenerife Walking Festival no Fórum de Turismo de Caminhadas e Natureza, evento organizado pela Associação Odiana em parceria com a Câmara de Alcoutim.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook