Bonita aldeia de Alte enaltece Dia de Portugal com bandeira pintada

Bonita aldeia de Alte enaltece Dia de Portugal com bandeira pintada

2541
PARTILHE
Fotos D.R.

Hoje é Dia de Portugal e, depois do brilhante discurso do jornalista e escritor João Miguel Tavares que hoje presidiu às Comemorações do Dia de Portugal em Portalegre, aproveitamos para aqui fazer uma referência especial à partilha de Artur Romão que publicou fotos da nossa bandeira pintada numa das colinas que envolvem Alte.

E diz Artur Romão, “provavelmente, a aldeia mais bonita do Algarve”.
“Também se comemora o Dia da Língua Portuguesa. Alte é uma terra de poetas. Ao longo da sua ribeira, podemos ver referências a esses poetas e a Luís Vaz de Camões” relembra o mesmo.

Povoação de Alte

A povoação de Alte, sede da freguesia, situa-se no centro geográfico do Algarve, exatamente no limite entre o Barrocal e a Serra. Afastada do turístico Litoral, é considerada uma das aldeias mais típicas e preservadas do Algarve (e mesmo de todo o Portugal), com as suas casas pintadas nas cores correntes da região (ocre, almagre, azulão, antracite, destacando-se de um fundo branco), as açoteias, as tradicionais chaminés e as ruelas pavimentadas em calçada portuguesa.

Em 1871, nasceu aí o poeta Francisco Xavier Cândido Guerreiro, cujo retrato se encontra perpetuado nos painéis de azulejos do aprazível jardim da Fonte Pequena, juntamente com alguns dos seus poemas, o mais célebre dos quais se inicia pela seguinte quadra:

Porque nasci ao pé de quatro montes
Por onde as águas passam a cantar
As canções dos moinhos e das fontes
Ensinaram-me as águas a falar.

(Fonte Wikipédia)

Facebook Comments

Comentários no Facebook