Drama silencioso das famílias tem resposta nos cursos superiores do ISMAT

Drama silencioso das famílias tem resposta nos cursos superiores do ISMAT

1177
PARTILHE
“O ISMAT é sensível às famílias e pretende oferecer aos algarvios a possibilidade de estudar com qualidade, com custos de deslocação e alojamento reduzidos” garante Carlos Vieira (Foto D.R.)

“A diversidade de licenciaturas que o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) oferece permite combater a ideia de que, para estudar com qualidade, os estudantes têm de se mudar para Lisboa”, garante ao POSTAL Carlos Lopez Cano Vieira, diretor de relações externas e docente do ISMAT, cujas instalações universitárias são em Portimão.

Carlos Vieira sublinha, ainda, aquilo a que chama “drama silencioso das famílias”, isto é, as dificuldades que muitas famílias algarvias apresentam em colocar os filhos a estudar no ensino superior, especialmente longe de casa e garante, também, que o ISMAT “é sensível com estas necessidades e pretende oferecer aos algarvios a possibilidade de estudar com qualidade, perto da família, e com custos de deslocação e alojamento reduzidos, pois os estudantes ao irem para Lisboa precisam de encontrar casa e, normalmente, não é barato”.

Mantendo a sua preocupação com o corpo estudantil, o diretor de relações externas explicou ao POSTAL que a instituição é “sensível com as necessidades das famílias e oferece bolsas de estudo aos estudantes mais carenciados. O ISMAT tem, também, uma política aberta no que diz respeito aos pagamentos de propinas quando existem dificuldades familiares, isto é, tentamos sempre encontrar soluções que permitam aos estudantes não desistir das suas licenciaturas, encontrando soluções que os beneficiem”.

Carlos Vieira termina sublinhando que “para além da qualidade que o ISMAT apresenta na sua vasta oferta curricular, somos também bastante sensíveis com as famílias e com as suas dificuldades. Queremos mostrar ao Algarve que não é preciso ir para Lisboa para obter boas soluções de estudo, e estamos a trabalhar para proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade de contactar com outras realidades, nomeadamente no estrangeiro. Estamos a realizar diligências no sentido de criar oportunidades de estágio lá fora, nos Estados Unidos, por exemplo”.

Da oferta formativa do ISMAT fazem parte: 12 pós-graduações, um mestrado e oito licenciaturas (Arquitetura, Design de Comunicação, Direito, Educação Física e Desporto, Engenharia Informática, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia).

Dia do ISMAT celebra qualidade e diversidade

O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes vai celebrar sábado, 15 de junho, o Dia do ISMAT. Na sessão solene comemorativa, que vai decorrer pelas 14:30 horas no auditório do Teatro Municipal de Portimão, serão vários os oradores presentes e os temas a abordar ao longo do dia.

O programa das celebrações tem início com um momento musical da Academia de Música de Portimão, seguindo-se a saudação pelo diretor científico-pedagógico do ISMAT, Rui Manuel Loureiro, e da intervenção do presidente da associação de estudantes do ISMAT, Rui Manuel Moreira Rosa.

Ao longo do dia serão vários os convidados a pisar o palco do auditório, debatendo diversos temas relacionados com a educação e com este dia, tão importante para a instituição.

Do programa, consta ainda a intervenção do presidente da Associação dos Antigos Alunos do Grupo Universidade Lusófona – Algarve, Victor Manuel dos Santos Correia, e a Oração de Sapiência “Algarve – Viagem rumo ao futuro”, por Vitor Neto, presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA).

O Dia do ISMAT termina com a entrega de prémios de reconhecimento e mérito, a entrega de diplomas e a intervenção de encerramento pelo presidente da COFAC, entidade instituidora do ISMAT, Manuel de Almeida Damásio.

(Andrea Camilo / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook