Ílhavo e Fuseta reiteram importância da geminação

Ílhavo e Fuseta reiteram importância da geminação [fotogaleria]

368
PARTILHE

O protocolo de geminação entre Ílhavo e a Fuseta foi assinado no passado dia 18 de maio entre a Freguesia de São Salvador de Ílhavo e a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta. No sábado, 22 de junho, teve lugar a 2ª Sessão Solene da Cerimónia, que decorreu na Biblioteca Profª. Maria José Fraqueza, na Fuseta.

Durante a sessão, que contou com a presença de cerca de meia centena de ilhavenses que se deslocaram de propósito para assistirem às cerimónias, foi reiterado pelos dois presidentes das juntas de freguesia, a importância do ato e também a promessa de estreitarem relações no futuro. A cerimónia contou também com a presença de antigos pescadores da pesca do bacalhau, que foi o principal elo de ligação entre as duas localidades.

“Esta geminação vai caminhar pela riqueza cultural dos dois povos. Nunca iremos abandonar o que nos uniu (a pesca do bacalhau) mas vamos trazer mais coisas para esta geminação: o nosso folclore, o teatro, os artistas… será muito abrangente. Espero que os dias 18 de maio e 22 de junho fiquem marcados nas nossas comunidades”, enalteceu João Campolargo, presidente da Junta de Freguesia de São Salvador.

Manuel Carlos, presidente da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, referiu: “durante muitos anos estas duas comunidades formaram uma irmandade na pesca do bacalhau que pelos mares da Terra Nova deixaram sangue, suor e vidas. A partir de agora cabe a nós deixar raízes para que no futuro esta irmandade continue a perdurar e que sejam desenvolvidos intercâmbios a vários níveis”.

Depois da assinatura do Protocolo de Geminação, os dois presidentes inauguraram um monumento na Zona Ribeirinha da Fuseta, denominado “A Zagaia”, da autoria de Pedro Baltazar e que simboliza um dos apetrechos utilizados na pesca do bacalhau e que contém a placa alusiva a esta união entre as duas comunidades piscatórias.

À noite a comitiva de Ílhavo festejou o São João, numa sardinhada com a comunidade da Fuseta.

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook