Inaugurada Sala Polivalente da Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira

Inaugurada Sala Polivalente da Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira [fotogaleria]

311
PARTILHE

Todos os anos, a Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira (APPA) reúne a comunidade piscatória de Albufeira num almoço convívio que assinala o Dia Nacional do Pescador, que se comemora a 31 de maio. Este ano, a data foi adaptada por um bom motivo, os responsáveis da autarquia e associação, fizeram questão de fazer coincidir a efeméride com a inauguração da nova Sala Polivalente.

Trata-se de um espaço, propriedade da Docapesca, com quem a APPA tem protocolo de cedência e que é utilizado pela Associação para a promoção de reuniões, formações e visitas guiadas. 

A Sala Polivalente ganha agora um novo conforto e dignidade, em função da intervenção realizada, totalmente custeada pela Câmara de Albufeira, permitindo mostrar e preservar o espólio da APPA e que pretende valorizar a história da comunidade piscatória local. 

Ao fundo do espaço, destaca-se um conjunto de instalações onde é possível apreciar vários objetos, património da comunidade piscatória local, bem como um conjunto de fotos que contam a história desta comunidade. A sala está preparada para reuniões e formações, estando ainda disponível o acesso a um projetor e ecrã, onde poderão exibidos filmes e fotografias alusivos ao tema.

Inauguração foi precedida de um almoço convívio

“Com esta intervenção, será possível recolhermos mais peças dos nossos pescadores e famílias, preservá-las e mostrá-las a quem nos visita”, esclarece Miguel Reis, presidente da APPA, acrescentando que “com estas condições vamos certamente promover um trabalho mais rico junto das escolas e dos muitos turistas que já nos procuram e para os quais organizamos pequenas sessões que são muito apreciadas”.

Para o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, “este espaço pretende ir ao encontro das necessidades da Associação, acrescentando condições de trabalho que visivelmente não existiam ou eram diminutas”. O autarca reforça ainda que “este é também um bom investimento na promoção da nossa memória coletiva porque este espaço irá certamente cativar a recolha de mais objetos e ajudar a contar esta magnífica história que é a de esta comunidade em Albufeira”.

O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, salientou a importância do “Poder Local para que se possam concretizar estas iniciativas aparentemente pequenas em dimensão, mas enormes no seu significado e que ajudam a criar melhores condições de trabalho para que utiliza este espaço”. 

A inauguração foi precedida de um almoço convívio, que juntou cerca de duas centenas de convidados, num evento já habitual e que contou, também ele, com o apoio da Câmara de Albufeira. 

(CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook