Jornadas em Alcoutim refletiram sobre “O Papel da Via Algarviana no Ecoturismo...

Jornadas em Alcoutim refletiram sobre “O Papel da Via Algarviana no Ecoturismo do Algarve”

632
PARTILHE
As jornadas de Alcoutim tiveram como tema “O Papel da Via Algarviana no Algarve” (Foto D.R.)

As jornadas de reflexão “o papel da Via Algarviana no Ecoturismo do Algarve” realizaram-se no passado dia 29 de maio, no Espaço Guadiana, em Alcoutim.

O evento iniciou-se com um painel constituído por Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim; José Victoriano, presidente da Almargem; João Carlos Simões, presidente da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro; João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve; e Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Depois de uma sentida homenagem a João Santos, fundador da Almargem e mentor da Via Algarviana, foi dada a palavra a João Ministro e Francisco Graça, profundamente ligados à génese da GR13.

Destaque para o testemunho de Roderick Frew, do grupo Algarve Walkers, seguindo-se o painel “Como a Via Algarviana tem contribuído para economia do interior Algarvio?”.

Durante o evento tiveram lugar testemunhos de vários empresários que se debruçaram sobre esta temática.

Relatos, memórias e emoções de quem percorreu os 300 quilómetros da GR13

Fulvia Almeida, diretora de antena da Rua Fm esteve à conversa com Olga Ludovico, da Casas D’Aldeia; João Ministro, da ProactiveTur; Cátia Graça, do restaurante e alojamento “A Tia Bia”; e António Faustino, da Casa da Campo Vale das Hortas.

“Eu percorri a Via Algarviana” foi outra das abordagens apresentadas.

Neste painel ouviram-se os relatos, as memórias e as emoções de quem percorreu os 300 quilómetros da GR13 que atravessa o interior algarvio.

António Banha, Paco Terreno, Carlos Videira e Cândida Nunes participaram na modalidade pedestre. Por sua vez, Fernando Dias, Emanuel Aniceto e Fernando Viegas optaram pela modalidade de BTT.

Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, foi a moderadora desta interessante conversa.

No período da tarde, Anabela Santos, coordenadora da GR13, apresentou as candidaturas aprovadas, que serão alvo de algumas novidades.

O encerramento do evento reuniu em palco Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim; Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé; Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel; Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo; Filipe Vital, vice-presidente do Município de Portimão; e António Carvalho, vereador do Município de Aljezur.

Aos autarcas juntaram-se Filipe Silva, do Turismo de Portugal; João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve; Anabela Santos, coordenadora da Via Algarviana; e o moderador Joaquim Mealha, da Almargem.

Durante as jornadas foi abordada a importância desta rota e o que ainda há a fazer pela Via Algarviana no futuro.

Este foi um dia de reflexão e também de celebração do 10º aniversário da Via Algarviana.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)

(SP/CM)

Facebook Comments

Comentários no Facebook