Marcelo Rebelo de Sousa vem ao Algarve conhecer o catamarã solar português

Marcelo Rebelo de Sousa vem ao Algarve conhecer o catamarã solar português

957
PARTILHE

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da república, vai estar presente no lançamento do CAT 12.0, o primeiro catamarã solar português. O evento realiza-se no próximo sábado, dia 15, a partir das 16:30 horas na Marina de Vilamoura.

Esta atividade insere-se no Boat Show 2019, que está a decorrer em Vilamoura desde o dia 8 e se prolonga até ao próximo dia 16.

O Cat 12.0 é o barco mais recente da empresa algarvia Sun Concept, sediada em Olhão.

“O barco é movido a energia solar, é auto-sustentável, carrega-se a ele próprio e é amigo do ambiente”. Quem o diz é João Bastos, diretor comercial da Sun Concept.

“A embarcação esteve em testes e cumpriu com tudo o que desejávamos. O barco tem um navegar fantástico, cumpre com autonomia, a relação do carregamento, os painéis com as baterias, a propulsão está a funcionar melhor do que prevíamos inicialmente. Mais uma vez é uma revolução neste caminho que temos vindo a traçar na construção naval auto-sustentável”, acrescenta.

O novo barco da Sun Concept tem capacidade para 25 pessoas, mas poderá ser construído de forma a levar até 42 pessoas.

João Bastos explica que “este barco apresenta uma versão completamente diferente do anterior”, sendo “esta uma embarcação muito superior”.

O novo catamarã está na água há aproximadamente três semanas em testes.

Quanto aos valores dos barcos, o responsável sublinha que “existe um leque muito variado de valores porque existe uma variação muito grande, em termos de modelos e de características”, sendo que “podemos estar a falar de valores na ordem dos 340/350 mil euros e que vão até aos 500 mil euros, dependendo dos extras e das particularidades da embarcação”.

O primeiro catamarã já está vendido e será utilizado para operação marítimo-turístico. “O segundo barco que vamos construir agora também já está vendido, mas será para utilização privada”, o que “nos permite dizer que já vendemos duas embarcações que são dois modelos completamente distintos do CAT 12.0”.

João Bastos conclui dizendo que “este barco é o culminar do trabalho dos últimos dois anos, mas também de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver desde o início da empresa, que tem quatro anos”, sendo que “o nosso objetivo é lançar no mercado embarcações cada vez melhores”.

(Stefanie Palma / Cristina Mendonça)

Facebook Comments

Comentários no Facebook