Águas do Algarve e Região de Turismo lutam contra desperdício de água...

Águas do Algarve e Região de Turismo lutam contra desperdício de água [fotogaleria]

560
PARTILHE

Um evento diferente a bordo da Caravela Boa Esperança, em Lagos, sensibilizou várias entidades da região algarvia para a questão do uso responsável e racional da água.

A iniciativa, que se realizou na passada sexta-feira, 26 de julho, é parte integrante da Campanha de sensibilização da empresa Águas do Algarve, “Água com um Pingo de Consciência”. Neste evento todos os recipientes utilizados foram recicláveis e os cocktails foram feitos com água da torneira.

Joaquim Peres, presidente da Águas do Algarve disse ao POSTAL que “tudo aquilo que fazemos com consciência está bem feito”, sendo que “a água, um bem tão essencial à vida, tem de ser usada com consciência, usada bem, com inteligência”.

“Temos de ter cuidado ao utilizá-la porque se ela acabar, a vida acaba também”, pelo que “temos de fazer os possíveis para que mesmo em épocas em que o bem escasseia, possamos dispor dele e usá-lo o melhor possível”, acrescentou.

Por sua vez, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, reforçou a ideia de que “este evento vem no seguimento daquilo que temos vindo a defender, que é exatamente que o Algarve tem de apostar cada vez mais na sustentabilidade, seja do ponto de vista económico, atenuando a sazonalidade e propiciando emprego ao longo de todo o ano, seja ao nível social e cultural, preservando as suas tradições e dando-lhe vida, seja ao nível ambiental, utilizando os recursos de uma forma mais eficiente, mais racional”.

O responsável salientou ainda que “a água é dos bens mais preciosos e fundamentais. Hoje tivemos no fundo essa celebração, pois, por um lado, os cocktails foram feitos com água da torneira, que é água fabulosa do Algarve, água que a Águas do Algarve nos proporciona, sendo uma água certificada pela sua qualidade. Por outro lado, tivemos uma artista da região (Viviane) a dar um espetáculo belíssimo a bordo de uma caravela em Lagos, a terra dos descobrimentos”.

“Queremos também demonstrar pelo efeito do exemplo que é possível fazer eventos elegantes, bonitos, em que as pessoas se descontraem com todo o conforto sem ter de produzir papel, plástico, etc”, finalizou.

Teresa Fernandes, responsável pela Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Algarve, disse ao POSTAL que “a campanha ‘Com um Pingo de Consciência’ abrange várias vertentes. O nosso objetivo é chegar ao maior número de pessoas, das mais variadas idades, índoles, profissões”.

Esta campanha “pretende ‘alertar’ os consumidores e utilizadores de que é necessário fazermos um uso parcimonioso da água em toda e qualquer utilização que façamos com ela. Cada um de nós, no nosso dia-a-dia, pode e deve contribuir para combater o desperdício e fazer um uso eficiente da água”, reforçou.

A campanha “surge numa fase em que não existe qualquer alarmismo e por isso mesmo fundamental. Se chegarmos a uma fase em que ela já não corra nas nossas torneiras, de que valem as campanhas de sensibilização? É importante pensarmos nisto”, rematou.

“Quanto a esta iniciativa em concreto, decidimos fazer um evento cheio de glamour, muito bonito, sustentável e onde a água é a rainha”, sendo que “foi aí que entrámos em contacto com a Região do Turismo do Algarve para organizar esta atividade e acabámos por atingir um público diferente daquele que temos noutras ações na região”.

A responsável acrescentou que “o objetivo da iniciativa é consciencializar as pessoas para a questão da necessidade de se usar bem a água”.

“No âmbito da campanha vamos ainda estar em 14 praias da região com várias ações de sensibilização, reforçando a necessidade de se usar bem a água e não a desperdiçar”, salientado que “temos igualmente várias parcerias com outras entidades da região como, por exemplo, a Administração Regional de Saúde, em que vamos estar em todos os centros de saúde da região com mensagens, filmes e informações úteis”.

Teresa Fernandes conclui referindo que “estão agendadas várias ações ao longo da campanha, todas com o objetivo de sensibilizar para um uso mais consciente e racional da água”.

SAIBA MAIS EM:

Águas do Algarve ensina a usar “Água com um Pingo de Consciência”

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook